Em agosto deste ano, a Nikola anunciou um contrato para produção de 2.500 caminhões a hidrogênio para a empresa Republic Services, que presta serviço de coleta de lixo nos Estados Unidos. O contrato previa a entrega inicial de 2.500 unidades, podendo ser ampliado em mais 2.500 unidades.
Em um comunicado no último dia 23/12, a Nikola anunciou que os planos foram cancelados.
Essa é mais uma notícia ruim para a Nikola, que vem tendo problemas desde que um relatório extenso apresentando pela empresa de consultoria Hindenburg Research disse que a empresa mentiu sobre o progresso no desenvolvimento da tecnologia de células de combustível de hidrogênio para seus modelos.
O cancelamento do contrato se deu após as duas empresas entrarem em um acordo por determinarem que o desenvolvimento do novo modelo levaria mais tempo e teria um custo maior do que o inicialmente previsto.
O caminhão para a Republic Services seria um modelo novo, baseado no Nikola Tre, que está sendo desenvolvido na Europa, em parceria com a Iveco. Atualmente, uma unidade de testes está pronta, mas com motor elétrico à baterias, e não com célula de hidrogênio.
Hoje a Nikola se concentra no desenvolvimento do modelo Tre para a Europa, e do modelo Two para os Estados Unidos e Canadá, além de desenvolver um sistema próprio para abastecimento de hidrogênio para os veículos, que deverá ser instalado nas principais rotas onde os veículos rodarem a partir de 2022.
Os modelos Nikola à bateria deverão começar a ser vendidos nos Estados Unidos em 2021. A produção das versões com células de combustível deve começar apenas em 2023.
A notícia é péssima para a reputação da Nikola, que figurava como a empresa mais promissora na tecnologia de células de combustível ao longo dos últimos anos, e chegou a despertar o interesse da GM, que iria investir US$ 1 bilhão na empresa. Esses planos também foram cancelados por conta dos escândalos do relatório da Hindenburg.
Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro
COMENTAR
QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO