Apresentado em 2020, o novo Actros F começou a ser vendido na Europa. O caminhão é uma versão mais básica do Actros, e é equipado com a cabine desenvolvida para o modelo no Brasil. A produção do novo modelo deve começar em abril deste ano.
“Com a cabine do Novo Actros, já atendemos nossos clientes do Brasil. Agora, chegaremos a outros países e continentes. Esta é a primeira vez que a Empresa exporta um projeto desse porte para nossa matriz, o que traz muito orgulho e satisfação para todos nós. Com essa nova versão, o objetivo é que os clientes obtenham o máximo do seu Actros, alcançando a rentabilidade operacional e os lucros desejados. A Mercedes-Benz tem assim a melhor solução para cada demanda dos nossos clientes”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
Ganho no consumo
A cabine do Actros F é mais baixa que as versões produzidas na Europa. Por ter uma área frontal menor, o consumo de combustível é reduzido em até 1%.
“A altura externa mais baixa da cabine e, consequentemente, sua menor área frontal diminuem a resistência aerodinâmica, contribuindo para a redução do consumo de combustível. Nas estradas brasileiras, essa solução resulta em até 1% de redução no consumo de diesel. Isso significa, por exemplo, uma economia de até R$ 500 mil por ano numa frota de 200 caminhões no nosso País”, diz Roberto Leoncini.
Além disso, a cabine tem acesso mais fácil, com menos degraus, o que amplia o conforto para o motorista entrar e sair do veículo.
Totalmente nova
A cabine do Novo Actros, que começou a ser entregue a clientes no Brasil em julho do ano passado, foi desenvolvida para atender as características do transporte no País e as demandas de clientes, captadas em pesquisas e demonstrações. Como destaque está o seu design mais aerodinâmico, contribuindo para redução de consumo de combustível.
Também chama a atenção o interior da cabine, que se destaca pelo amplo espaço para o motorista e acompanhante, garantindo conforto, ergonomia e bem-estar a bordo. A altura interna chega a 1,84 metro, facilitando a movimentação.
“Desenhamos uma nova cabine totalmente diferente de tudo o que o mercado já viu, muito mais interativa e conectada. Além de mais espaço interno, o Novo Actros tem dois painéis digitais e tela touchscreen para um deles, espelhamento de celular e recarga por indução. Ou seja, a Mercedes-Benz foi a primeira fabricante a lançar um caminhão já na Era Digital”, destaca Roberto Leoncini.
Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro