Camex zera tarifa para importação de pneus de caminhão

por Blog do Caminhoneiro

Em reunião, a Câmara de Comércio Exterior (Camex) do Ministério da Economia resolveu zerar o imposto de importação para pneus de veículos de carga. O assunto foi tratado pelo Comitê Executivo de Gestão (Gecex) – núcleo colegiado da Camex.

A medida visa contribuir para a redução de custos operacionais do transporte rodoviário de cargas no Brasil.

A solicitação foi feita pelo Ministério da Infraestrutura, pela importante participação do Transportador Rodoviário de Cargas (TRC) na matriz de transportes do país e as dificuldades do setor decorrentes da restrição econômica ocasionada pela pandemia da Covid-19.

Para zerar a alíquota, o Gecex levou em consideração informações recebidas das empresas do setor indicando que a demanda adicional à oferta, o aumento dos preços das commodities no mercado internacional e a variação cambial no país têm pressionado fortemente os preços dos pneus no mercado nacional.

O texto zerou a alíquota para pneus nas medidas

  • 295/80 R22,5;
  • 275/80 R22,5;
  • 215/80 R17,5;
  • 235/80 R17,5; e
  • 12.00 R24.

Em 2020, os pneus dessas medidas registraram importações no valor de US$ 141,8 milhões, com mais de 1.280.000 unidades, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Economia.

A medida entra em vigor nesta quinta-feira (21/1), com a publicação da resolução do Gecex no Diário Oficial da União.

Veja a resolução na íntegra no link https://www.in.gov.br/web/dou/-/resolucao-gecex-n-148.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

Artigos relacionados