Estados Unidos reduz burocracia para tentar conseguir novos caminhoneiros

por Blog do Caminhoneiro

Em dezembro do ano passado, a Federal Motor Carrier Safety Administration (FMCSA) do Departamento de Transporte dos Estados Unidos, mudou uma regra antiga visando facilitar e agilizar o processo de obtenção da carteira de motorista profissional para candidatos interessados em trabalharem como caminhoneiros.

A regra anterior proibia que o instrutor de motoristas, responsável pelo treinamento dos motoristas, também pudesse realizar a prova de habilidades para obtenção da carteira de motorista.

Com a mudança, todo o processo poderá ser feito pela mesma pessoa, agilizando muito o processo para os candidatos. Apesar da mudança, os instrutores terá que ser autorizados pelo governo para realização das provas de direção. A nova regra também vai permitir que os estados americanos tenham regras próprias sobre o assunto.

É como se todo o processo de treinamento e das provas teóricas e práticas fosse realizado dentro das auto-escolas, se fosse no Brasil.

Além dessa mudança, a FMCSA também tem mudado outras regras para reduzir a burocracia e os custos para os candidatos e empresas.

Essas alterações nas legislações vão de encontro à necessidade dos Estados Unidos de reduzirem a escassez de motoristas, que já está na casa dos 100 mil caminhoneiros em falta.

A maioria dos grandes transportadores norte-americanos tem caminhões parados nos pátios simplesmente por não conseguirem novos motoristas para trabalhar.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

6 comentários

Marcio Jose De Souza 08/11/2021 - 12:01

bom dia sou carreteiro a mais de vinte anos, tenho muito interesse em trabalhar nos Estados Unidos, alguma transportadora contrata para ir trabalhar la, ou pode nos informar como fazer para conseguir?

Reply
Debora Arajo 03/11/2021 - 19:21

boa noite .Tem alguma agencia brasileira, que intermedie a contratação de motoristas para trabalhar nos EUA?

Reply
Ozeias 10/10/2021 - 12:00

Boa tarde..Sou caminhoneiro a mas de dez anos..categoria E…tenho vontade de trabalhar fora do país..47996725431

Reply
Rômulo Alves Lima 03/10/2021 - 10:41

Bom dia
Me chamo Rômulo Lima sou instrutor de auto escola categoria E tenho experiência em caminhão e ministro treinamento de direção defensiva para as empresas, tenho interesse em ser caminhoneiro nós Estados Unidos. Tem alguma agência aqui no Brasil?

Reply
Joel De sousa 30/09/2021 - 09:09

Bom dia eu sou motorista de coletivo urbano, atualmente estou a dois meses no caminhão de transporte de produtos perigosos como gasolina álcool diesel,como poderia fazer para ir para os EUA? Teria alguma empresa que patrocina vistos de trabalho,já tirei meu passaporte qualquer novidade pode manda maiores informações no zap (13) 98810-25-95 sonho trabalhar lá,já que nosso Brasil não valoriza a mãos de obra brasileira.

Reply
Widerson jhones de Paula silva 12/01/2021 - 17:05

Bom dia! Tenho 38 anos e sou caminhoneiro promocional, atualmente trabalho com transporte de grãos, tenho muita vontade de ir trabalhar nos Estados Unidos, minha pergunta é tem alguma agência, no Brasil, que faça essa ponte, ou que te ajude, tipo te dando orientação sobre documentos e procedimentos necessários para tal propósito ????
Meu nome é wilderson, meu contato é 66997254939

Reply

Deixe um comentário!