Volkswagen lança novo Delivery Express+ com controle de estabilidade e de tração

por Blog do Caminhoneiro

A Volkswagen Caminhões e ônibus adicionou mais um integrante à família de caminhões Delivery. Trata-se do Delivery Express+, que recebe configuração especial para aumentar a segurança na operação.

O Delivery Express registrou 3.381 unidades vendidas em 2020, e é vice-lider entre os modelos chassi-cabine. O Delivery Express é um caminhão que se pode dirigir com carteira de habilitação na categoria B, já que o PBT é inferior a 3,5 toneladas.

“Com o e-commerce aquecido no último ano, o Express favoreceu empreendedores interessados em ter uma logística própria com a robustez de um caminhão e a facilidade de condução de um automóvel. O modelo já é um dos mais desejados da categoria e agora vamos agregar novas oportunidades e tecnologias de segurança para atrair os clientes com o Delivery Express+”, avalia Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Plus

O Express+ recebe de fábrica o sistema de controle de estabilidade (ESC, da sigla em inglês), mesma tecnologia presente em automóveis, que evita derrapagens e reduz riscos de perda de controle da direção.

Para garantir a eficiência do sistema, o caminhão passou por testes extremos, em pistas especiais de gelo e neve no norte do Estados Unidos, e os resultados confirmam a segurança a bordo mesmo nesse tipo de condição extremamente adversa.

O modelo também passa a contar com sistema de controle de tração, que trabalha junto com o ESC e o ABS. Sensores eletrônicos monitoram constantemente a trajetória do veículo e indicam qualquer potencial redução na aderência dos pneus ao solo para ativar automaticamente os freios de roda e ajustar o torque do motor até que se recupere o atrito e o controle do movimento. A combinação dessas tecnologias diminui substancialmente o risco de acidentes, tendo comprovado sua eficácia para a melhoria dessa estatística em outros mercados como Europa e Estados Unidos.

O caminhãozinho também passa a contar com o auxílio de partida em rampa, que é acionado de maneira automática, mesmo com a transmissão sendo manual. Esse sistema segura o caminhão parado por até quatro segundos após o motorista liberar o pedal do freio, em subidas que tenham inclinação maior que 5%. Isso se traduz em conforto e segurança para o motorista, aliado ao aumento de vida útil da embreagem.

O Express+ está equipado com o eixo traseiro Dana 267 para vencer qualquer obstáculo no dia a dia da operação. O conceito “sob medida para seu negócio” também está presente na oferta do veículo, que conta com duas opções de entre-eixos: 3.000 mm ou 3.600 mm para atender às diferentes aplicações. Com isso, os clientes podem optar por plataformas de cargas de até 4,2 metros e, se desejarem, o Express+ sai implementado de fábrica com baú ou carga seca.

Consagrado

As novas tecnologias chegam para somar ao modelo, que mantém todas as vantagens que já o consagram como um dos mais desejados de sua categoria. Tem robustez e capacidade de carga de caminhão com padrão de conforto de automóvel. Pode ser dirigido apenas com carteira de habilitação B, a mesma para carros de passeio, e por seu rodado simples na traseira, paga pedágio de automóvel.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

Artigos relacionados