Caminhões Scania atingem 20% de economia de combustível graças ao novo acelerador inteligente

por Blog do Caminhoneiro

A Scania apresentou nessa semana o Acelerador Inteligente Scania, um opcional para os caminhões da marca que pode reduzir o consumo de combustível em mais 5%. Somando-se isso aos 15% já entregues graças a outras tecnologias, os novos caminhões Scania podem ser até 20% mais econômicos que a geração anterior.

Caminhões com a tecnologia já podem ser encomendados na rede de concessionários da marca, como linha 2021/2022. As entregas vão ocorrer a partir de agosto deste ano.

Os 20% de economia obtidos pela nova geração da Scania pode ser dividido da seguinte forma:

  • 8% – Novos motores Euro 5 com sistema de injeção de alta pressão
  • 2% – novo design das cabines, mais aerodinâmico
  • 2% – inovações no câmbio Optcruise, que equipa os modelos
  • 3% – Scania Actcruise
  • 5% – Acelerador inteligente

O Actcruise, a evolução do controle de cruzeiro Ecocruise, foi introduzido na linha 2020/2021 e já é item de série. O Actcruise atua por meio de posicionamento via GPS e um mapa topográfico integrado ao módulo de conectividade para gravar rotas e aproveitar aclives e declives de maneira mais eficiente.

Os 5% de economia adicionais do acelerado inteligente foram comprovados em diversos testes de campo realizados com clientes, em diversas condições e em operações diferentes, nas principais aplicações rodoviárias.

Para os testes foram usados caminhões engatados em carretas tipo “vanderleia” e LS (três eixos), composições nove eixos (rodotrem) e diferentes tipos de tração como 6×4 e 6×2, no transporte de grãos, carga frigorificada, combustíveis e outros. Todo o resultado foi validado pela Engenharia Scania em mais de 500 mil km de demonstrações por topografias variadas e diversas regiões do país.

O acelerador inteligente está disponível para todos os modelos produzidos pela Scania, inclusive os fora-de-estrada.

“A Nova Geração é a melhor máquina de economia de combustível da história da Scania. Com o acelerador inteligente subimos a um patamar que nos distancia ainda mais da concorrência. Com as margens do custo do transporte cada vez mais apertadas será um diferencial substancial na sustentabilidade do negócio. O cliente vai comprovar uma rentabilidade nunca antes vista no mercado”, afirma Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Soluções da Scania no Brasil.

O sistema do acelerador realiza uma análise do peso do veículo, da posição do pedal do acelerador e do deslocamento do caminhão, para evitar acelerações bruscas e desperdício de combustível.

“Dessa forma, o veículo é conduzido de forma mais confortável e econômica preservando outros componentes do trem de força e os freios. O sistema trabalha de forma automática e desativa quando o motorista pressiona o acelerador até o fundo (posição do Kickdown), entendendo que o condutor precisa de toda a capacidade de aceleração naquele momento. Ao soltar o pedal, o sistema volta a controlar a aceleração do veículo”, explica Paulo Genezini, gerente de Pré-Vendas da Scania no Brasil.

“Numa situação de viagem com alta frequência de alternâncias de velocidade, tráfego intenso e em veículos não totalmente carregados ou vazios, o acelerador inteligente vai contribuir para uma maior economia de combustível. O efeito será um pouco reduzido em rotas onde existam velocidades constantes (de cruzeiro). Ou seja, quanto mais variações na rota maior será sua atuação automática. O motorista vai sentir rapidamente a diferença desse grande benefício”, conclui Genezini.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

Deixe sua opinião sobre o assunto!