Daimler vai separar operações de caminhões e ônibus dos carros

por Blog do Caminhoneiro

A Daimler anunciou hoje que pretende separar suas operações. Com isso, a Daimler Truck passa a operar de forma autônoma da Mercedes-Benz, que passa a ser a divisão de veículos leves da empresa. De acordo com a empresa, a intenção é liberar todo o potencial de suas atividades para um futuro com zero emissão e condução por meio de softwares.

O objetivo é que uma participação majoritária significativa da Daimler Truck seja distribuída aos acionistas da atual Daimler. Assim, a Companhia de Caminhões e Ônibus terá uma administração com total autonomia e uma governança corporativa própria, incluindo um Presidente do Conselho Supervisor independente, pretendendo se qualificar como uma empresa integrante do DAX (Deutsche Aktienindex – relação das 30 companhias abertas alemãs de melhor performance).

A expectativa é que a listagem da Daimler Truck na Bolsa de Valores de Frankfurt seja completada antes do final de 2021. Além disso, a Daimler também planeja trocar seu nome para Mercedes-Benz no momento apropriado.

Estrutura simplificada

“Este é um momento histórico para a Daimler, o que representa uma profunda remodelação da Companhia. Com clientes diferentes e caminhos tecnológicos e necessidades de capitais específicos, a Mercedes-Benz Cars & Vans é a marca de carros de luxo mais valiosa do mundo, enquanto a Daimler Trucks & Buses provê soluções de uma empresa líder em transportes e serviços para seus clientes. Ambas as empresas operam em indústrias que estão passando por grandes mudanças tecnológicas e industriais. Nesse contexto, acreditamos que elas poderão operar de modo mais efetivo como entidades independentes, equipadas com uma forte liquidez e livres das limitações de uma estrutura conglomerada”, afirma Ola Källenius, presidente do Conselho de Administração da Daimler e Mercedes-Benz.

Como parte de uma estrutura corporativa mais focada, tanto a Mercedes-Benz como a Daimler Truck também serão apoiadas por entidades financeiras e de serviços de mobilidade próprias, promovendo vendas com financiamento, leasing e soluções de mobilidade individualizadas, aumentando a retenção e reforçando a lealdade dos clientes. Nesse processo, a empresa planeja designar recursos e equipes da atual Daimler Mobility, tanto para a Mercedes-Benz como para a Daimler Truck.

“Confiamos na força financeira e operacional de nossas duas divisões de veículos. E estamos convencidos de que a administração e governança independentes permitirão a elas trabalhar com maior rapidez, realizar investimentos visando o crescimento e cooperação, tornando-se assim significativamente mais ágeis e competitivas”, acrescentou Källenius.

Foco mantido

A Daimler Truck pretende acelerar o desenvolvimento de tecnologias livres de emissões para caminhões e ônibus, gerando valor para seus acionistas com a aceleração da execução desses planos estratégicos, elevando sua lucratividade.

“Este é um momento muito importante para a Daimler Truck. Com nossa autonomia, sem dúvida alcançaremos ainda mais visibilidade, transparência e maiores oportunidades”, diz Martin Daum, membro do Conselho de Administração da Daimler Truck e Presidente do Conselho de Administração da Daimler Truck.

O executivo ainda afirma que a divisão fará a empresa crescer muito e destacará sua liderança em motoristas alternativos ao diesel e tecnologias de automação.

“Já definimos o futuro de nossos negócios com caminhões elétricos movidos a bateria e células de combustível, assim como o nosso posicionamento em relação à condução autônoma. Por meio de parcerias bem direcionadas, vamos agora acelerar o desenvolvimento de tecnologias chave para levar com rapidez os melhores produtos da categoria para os nossos clientes”, disse Martin.

A finalização da separação das empresas deverá acontecer até setembro de 2021.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

Deixe sua opinião sobre o assunto!