TuSimple recebe autorização para operar 5 mil caminhões sem motoristas na China

Pouco mais de 24 após a Scania anunciar que recebeu autorização para testar caminhões sem motoristas, equipados com a tecnologia da TuSimple, na Suécia, a empresa de tecnologia anunciou que o governo da China autorizou o uso de 5 mil caminhões autônomos em todo o país.

Na China, os testes de caminhões equipados com a tecnologia de direção autônoma desenvolvida pela TuSimple já chegaram a marca de 45 mil quilômetros nos últimos meses, principalmente em rotas entre o Porto de Xangai e fábricas e armazéns. Nesse período, nenhum acidente foi registrado com os veículos.

Graças à autorização do governo chinês, a empresa poderá passar a usar todas as rodovias do país para transporte em caminhões sem motoristas.

Isso também vai trazer a TuSimple o primeiro lucro, esperado depois de mais de 4 anos registrando apenas investimentos e prejuízos. A estimativa é obter até US$ 300 milhões em lucro por ano.

Outra novidade da empresa será a abertura de capital na bolsa de valores, com estimativa de IPO em US$ 7 bilhões.

A TuSimple está atuando na Europa, em parceria com a Scania, e também nos Estados Unidos, onde avança no desenvolvimento de modelos Peterbilt.

Diferente da fase de testes, onde um motorista sempre está no veículo para qualquer eventualidade, o uso autorizado pelo governo chinês permite que o caminhão trafegue totalmente sozinho, eliminando o “fator humano”.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Deixe um comentário!

VW Constellation está sendo negociado na Holanda Caminhões mais potentes do mundo são chineses Conheça os caminhões mais potentes do Brasil Volvo FH 540 é o caminhão mais vendido do Brasil Conheça o NIKOLA TRE movido a hidrogênio