Kenworth inicia testes com protótipos híbridos com geradores a gás e motores elétricos

por Blog do Caminhoneiro

A empresa Total Transportation Systems Inc. (TTSI), do sul da Califórnia, nos Estados Unidos, recebeu dois caminhões Kenworth T680 híbridos, que funcionam com geradores a gás e motores elétricos alimentados por baterias. Os testes serão realizados na região de Rancho Dominguez, na Califórnia.

Os caminhões usam o sistema elétrico de segunda geração da Kenworth, e podem rodar por 48 quilômetros em modo totalmente elétrico, só com a energia acumulada nas baterias. Depois disso, um gerador movido a gás natural, com emissões de poluentes quase nulas, entra em operação e recarrega as baterias enquanto o veículo roda.

Os caminhões foram construídos com investimento de um projeto financiado pela California Climate Investments e pelo Greenhouse Gas Reduction Fund (GGRF), e serão avaliados pelo California Air Resources Board e pelo South Coast Air Quality Management District.

Os dois veículos híbrido-elétricos Kenworth T680 usam o motor Cummins Westport L9N Near Zero (NZ) alimentado por gás natural comprimido acionando um gerador para aumentar a autonomia das baterias. O caminhão usa baterias de íons de lítio para atingir emissões zero e para complementar a potência do gerador ao subir rampas.

As capacidades de gerenciamento e controle de energia do sistema garantem que a energia gerada pelo motor e pelo sistema de frenagem regenerativa seja aplicada de forma adequada através do motor elétrico, resultando em menor consumo de combustível. Testes recentes comparando o caminhão híbrido a um caminhão usando um trem de força convencional a gás natural mostraram uma melhoria de 23% na economia de combustível e uma redução de 18% nas emissões de CO2.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

Artigos relacionados