CEO da Scania diz que falta de eletrônicos pode paralizar produção da montadora na Suécia

por Blog do Caminhoneiro

A indústria automotiva mundial está enfrentando um grande problema, com a falta de equipamentos eletrônicos, como chips e placas, usados em diversos sistemas dos veículos. De acordo com Henrik Henriksson, CEO da Scania em recente entrevista ao jornal sueco Dagens Industri, a montadora poderá ter que interromper a produção se o problema não for solucionado.

“Em algum momento durante o primeiro ou segundo trimestre, teremos que parar”, disse o CEO da montadora.

O problema também aumenta à medida que o número de pedidos de caminhões tem crescido, o que deveria impulsionar a produção, mas a falta de componentes tem causado atrasos nas linhas de montagem.

“A situação está muito tensa e não teremos componentes suficientes. Podemos não ter que parar completamente, mas teremos que reduzir (produção) durante o primeiro ou segundo trimestre”, disse o porta-voz da Scania, Hans-Ake Danielsson, em entrevista à Agência Reuters.

Além da Scania, a Volvo também já teve que pausar a produção de caminhões em sua fábrica de Ghent, na Bélgica, temporariamente, pela falta de componentes eletrônicos.

Com a indústria automotiva paralisada no ano passado por conta da pandemia do coronavírus, muitas empresas que forneciam peças para montagem dos veículos redirecionaram sua produção para outros setores. Foi o que aconteceu com a indústria de chips e placas eletrônicas, que voltou sua produção para a produção de equipamentos domésticos, como televisões e vídeo games, por exemplo.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

Artigos relacionados

1 comentário

Celestino Gonçalves Filho 20/03/2021 - 02:24

Será porque estes componentes vem da China ? Na entrevista não foi mencionado de maneira clara o porquê de estar em falta componentes eletrônicos. Duas coisas podem acontecer: 1) Se os pedidos estão aumentando e não há caminhões para entrega, os preços subirão,e 2) Se este componentes vem da China, eles dentro dos planos maquieavélicos , também subirão os preços em função da demanda. Resultado: caminhoneiros do mundo inteiro pagarão por algo que não foram eles que criaram.

Reply

Deixe sua opinião sobre o assunto!