Coluna Mecânica Online – Acertando na compra do seu próximo carro

por Blog do Caminhoneiro

Existe algo melhor que comprar? Realizar sonhos? Para muitos a compra de um novo veículo parece ser algo simples, tipo, libera a verba que eu vou logo ali comprar o meu, mas a escolha do veículo mais adequado para você muitas vezes pode não ser o mesmo para mim, seu vizinho, seu colega de trabalho e por aí vai. É preciso, por isso, conciliar desejos e necessidades para tomar a melhor decisão possível.

Compro um veículo novo, seminovo, usado ou faço uma assinatura? Vou explicar a diferença de cada um para você entender melhor.

O carro novo, ou zero quilômetro, é aquele automóvel novinho, que acabou de sair da fábrica. Como não foi rodado, suas características originais estão intactas. E, por não ter sofrido nenhum desgaste, o motorista poderá usufruí-lo sem se preocupar com defeitos.

Além disso, veículos zero quilômetro têm garantia da montadora, oferecendo mais segurança ao comprador.  Por todos esses motivos, os preços sempre são mais altos em comparação com usados e seminovos.

É comum muitos acreditarem que carros seminovos e usados são a mesma coisa, mas não são. O seminovo é um veículo de segunda mão, ou seja, um carro que já teve um dono antes com até 3 anos de uso e que rodou entre 15 e 20 mil quilômetros por ano. Como já sofreram depreciação, é encontrado com valores mais acessíveis no mercado, tendo no preço sua principal vantagem. E, como foram usados por período curto de tempo, é possível encontrar seminovos com garantia de fábrica.

Os carros usados são os que possuem mais de 3 anos de uso e podem ter tido mais de um dono. Quem procura esse tipo de automóvel geralmente leva em consideração o preço e não se preocupa com eventuais avarias no produto. Porém, vale lembrar que cada usado deve ser analisado com muita atenção para saber se vale a pena ou não a aquisição. Fatores como lataria, mecânica, quilometragem e parte elétrica devem ser levados em consideração.

E uma das principais novidades no mercado são os carros por assinatura, que trouxeram uma nova lógica de consumo ao mercado automobilístico. O serviço oferece facilidades para aqueles que querem usufruir das vantagens de ter um zero quilômetro sem as dores de cabeça de possuir um veículo, como arcar com custos burocráticos, manutenção, desvalorização e venda posterior. Por outro lado, a modalidade de aluguel exige que o motorista aceite bem o conceito do uso – e não da posse.

O consumidor garante o uso de um veículo novo por um período determinado de tempo – geralmente de 12 a 36 meses. Além do uso do veículo, estão inclusos no pacote do serviço, pago mensalmente os impostos e taxas (IPVA, Seguro DPVAT, Licenciamento, entre outros), o seguro e a manutenção preventiva do carro.

Agora que você já conhece as principais formas para escolha do próximo veículo, você deve atentar para considerar seu orçamento atual, as formas de pagamento e os gastos futuros, como impostos, seguro, manutenção e combustível.

Algo que você não pode mais deixar de lado ao escolher um novo veículo é o foco na segurança. Equipamentos cuja eficiência é devidamente testada e garantida são grandes aliados não só seus, mas de todas as outras pessoas envolvidas no trânsito.

A boa notícia é que a preocupação com a proteção das pessoas cresceu bastante nas últimas décadas, fazendo até com que airbags frontais e freios ABS se tornassem obrigatórios nos carros produzidos por aqui. Indo além desses itens, quanto mais segurança um modelo puder oferecer (como estrutura reforçada, controle de estabilidade e airbags laterais), melhor.

E muita gente riu com um vídeo que circulou por esses dias que destaca a importância de realizar o teste drive antes da compra do veículo, com o motorista ficando por fora de veículo conversível. Deixando o humor de lado e voltando ao nosso tema, toda oportunidade de conhecer melhor um produto antes de efetivamente comprá-lo parece uma ótima pedida, não é mesmo?

Pois se você acha importante sentar em um sofá ou folhear uma revista antes de levá-los para casa, o mesmo vale para o carro pelo qual você se interessa!

As concessionárias costumam separar exemplares dos modelos mais vendidos para um atendimento imediato, além de normalmente agendarem sem problemas o teste de outros, a princípio menos acessíveis. Essa é a hora de avaliar principalmente itens dinâmicos, aqueles que fazem a diferença quando o carro está em movimento.

Mesmo que, no papel, um veículo possua um motor ligeiramente melhor que o de outro, é com as mãos na direção que você realmente saberá distinguir o melhor. Sinta também os pedais, o banco e a visibilidade em torno do carro para, ao final, ter mais propriedade para dizer qual modelo agrada mais.

Muitas pessoas começam a escolha de um novo veículo através da internet. No próprio site do Mecânica Online® apresentamos várias matérias de avaliações dos lançamentos automotivos, facilitando o conhecimento inicial das características que você precisa e procura em seu próximo veículo.

Para que você tenha ideia, estamos passando por mais uma revolução industrial, agora 4.0, onde o foco deixa de ser o produto e sim o cliente, visando o atendimento de suas necessidades, dos seus requisitos.

Comprar carro é um objetivo de muitos. Mas, assim como toda compra de alto valor, deve ser feita somente após muita pesquisa. Cada categoria de carro, seja ele novo, seminovo ou usado possui suas vantagens e desvantagens. Cabe a cada um analisá-los e escolher qual o que mais se adequa a cada perfil, necessidade e situação econômica.

Um carro pode trazer muitos benefícios, mas se você não se planejar, pode acabar fazendo um péssimo negócio. Por isso, não deixe de analisar todos os fatores apresentados antes de tomar essa decisão!

Se o modelo de carro que você escolheu atende a todas as suas necessidades, mas não o faz abrir um sorriso ao sentar no banco do motorista, pode apostar que os defeitos não demorarão a aparecer a seus olhos. Assim, um bom negócio pode acabar se tornando uma grande frustração.

O modelo de carro adequado para você é, assim, o que alia as melhores condições para sua rotina e a das pessoas próximas a você com a realidade do seu bolso e também do seu gosto. Portanto, só escolha aquele que melhor atenda a tudo isso e ainda dê o máximo de prazer ao volante!

Tarcísio Dias

COMENTAR

Artigos relacionados