CaminhõesDestaquesNotíciasNotíciasRodovias

ANTT amplia proibição de tráfego de produtos perigosos para Avenida Portuária do Rio de Janeiro

Para garantir a segurança dos usuários e fluidez do tráfego na região da Avenida Portuária, no Rio de Janeiro, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou a Resolução nº 5.936/2021, estendendo a proibição do tráfego de cargas perigosas no trecho, que faz parte da concessão da Ponte Rio-Niterói, administrada pela concessionária Ecoponte.

“Embora a extensão da Avenida Portuária seja inferior à da Ponte Rio-Niterói, como se trata de via destinada ao tráfego de cargas entre a Avenida Brasil e o Porto do Rio de Janeiro, o fluxo diário de veículos será alto e pode vir a ser comprometido, caso ocorra acidente envolvendo veículos que transportem produtos perigosos, que geralmente é de grande proporção e dificulta o acesso e a circulação no local, em especial por se tratar de via de pista simples”, disse o diretor-relator, Davi Barreto.

Além da fluidez do tráfego, a medida quer garantir a segurança dos moradores, que tem residências muito próximas. No caso de um acidente com cargas perigosas, a integridade física dos moradores e transeuntes do entorno do viaduto seria ameaçada.

O voto também explica que, por se tratar de um viaduto, as altas temperaturas, como as desenvolvidas em acidentes com produtos inflamáveis, podem colocar em risco a estabilidade de estruturas de aço e de concreto de alto desempenho, deixando-as suscetíveis ao colapso.

Por fim, o diretor conclui que os transportadores de produtos perigosos poderão fazer uso do trajeto atualmente utilizado, não havendo prejuízo do acesso deles à área portuária.

RECOMENDADO  Mesmo com muito espaço, as cabines norte-americanas são estreitas. Saiba o porquê!

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading