Modelo Scania recebe painéis solares no implemento que reduzem o consumo de combustível em 7%

por Blog do Caminhoneiro

Com uma folga de trabalho para o alternador, a instalação de painéis solares para o carregamento das baterias de um caminhão diesel convencional reduz o consumo em 7%, diminuindo também as emissões de CO2.

O caminhão é um Scania G370 6×2 rígido, engatado em um reboque de dois eixos, que foi adquirido recentemente pela empresa Van der Linden, da Holanda.

Sobre o baú foram instalados oito painéis solares, e o alternador original foi substituído por um modelo inteligente. A instalação foi realizada pela empresa IM Efficiency em parceria com a SolarOnTop. A única exigência feita pela Van der Linden é que a instalação não fizessem o veículo perder a garantia de fábrica. O concessionário Scania que realizou a venda confirmou com a montadora que a instalação não causaria problemas.

Quando o sol está forte o suficiente para carregar as baterias, o alternador é desconectado, aliviando o trabalho do motor. Basicamente, o alternador só funciona à noite ou com o tempo nublado ou chuvoso. Tendo sol, a carga das baterias é feita exclusivamente pelos painéis solares.

Como a transportadora tem foco no custo total de operação, também assinou um contrato de manutenção com a Scania, garantindo que o veículo tenham o maior tempo de rodagem possível, realizando as manutenções de forma mais ágil, graças a conectividade.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

Artigos relacionados

2 comentários

Celestino Gonçalves Filho 07/06/2021 - 18:23

Idéia espetacular e reduzindo os custos de operação da máquina.

Vinícius 07/06/2021 - 11:04

Boa ideia.

Comments are closed.

%d blogueiros gostam disto: