ARTIGO – Transportadoras buscam qualificação de motoristas

O transporte rodoviário é um dos segmentos fundamentais para a sociedade brasileira, sendo responsável por 65% de toda a carga transportada no País de acordo com a Confederação Nacional do Transporte (CNT). Porém, mesmo com tamanho protagonismo, o setor enfrenta carência de motoristas qualificados.

Ainda segundo a CNT, 15,6% dos caminhoneiros reconhecem que a falta de qualificação ameaça o futuro da profissão. Para Geovani Serafim, presidente fundador da Serafim Transportes e Logística, as transportadoras realmente têm buscado motoristas mais qualificados. “As empresas estão sendo mais criteriosas em suas seleções, desde estabilidade nas passagens, experiência com gerenciamento de risco, habilidades com tecnologias dos caminhões e também aprovação por seguradora”.

Diante desse cenário, o Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) são algumas das instituições que visam aumentar a empregabilidade e a qualidade dos serviços prestados pelos motoristas, com projetos como “Escola de Motoristas Profissionais”, oferecendo cursos gratuitos e que estão alinhados com as exigências do mercado de trabalho.

Além dos motoristas que buscam capacitação para se adequar a um mercado de trabalho exigente, empresários também vêm investindo em cursos e em treinamentos para os já contratados, aumentando sua qualificação, o que influencia diretamente nos resultados da empresa.

Assim, o SEST e o SENAT, além das diversas instituições que oferecem cursos para motoristas, também têm essa importância para os empresários do transporte, como explica Geovani, que defende a qualificação dos colaboradores por meio dessas instituições. “São oferecidos treinamentos que capacitam os motoristas e influenciam diretamente a rentabilidade da empresa. Um exemplo são os simuladores, que ensinam direção econômica e defensiva, qualificando assim os motoristas para uma melhor dirigibilidade, evitando acidentes e protegendo o patrimônio da empresa, de terceiros e das cargas dos clientes, além de uma conscientização sustentável, poluindo menos e economizando combustível”.

Artigo de Geovani Serafim, formado em programa de desenvolvimento de gestão de frotas pela FATTEP, processos gerenciais pela UNIASSELVI e atua como Fundador Presidente da Serafim Transportes & Logística e Vice-coordenador da Comjovem Nacional, além de ser membro da diretoria do SETRACAJO.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

One thought on “ARTIGO – Transportadoras buscam qualificação de motoristas

  • 01/08/2021 em 12:38
    Permalink

    Infelizmente isto está acontecendo por culpa das transportadoras, salário baixo, não dão folga e mentem, para os motoristas, se falassem a verdade na entrevista não aconteceria do motorista entrar e logo sair. Um moleque que não tem menor experiência e noção de nada normalmente é o programador de carga. O motorista está a 40 dias fora de casa quando fala que precisa de folga, arruma briga com o programador.
    Trabalhei recentemente numa transportadora que tinha motorista que morava em Lages mandava eu que moro em Curitiba, para Lages e motorista de Lages para Guarapuava. Só para não manda o motorista para casa. Tá na hora das transportadoras rever estes conceitos.l

    Resposta

Deixe um comentário!

Caminhões mais potentes do mundo são chineses Conheça os caminhões mais potentes do Brasil Volvo FH 540 é o caminhão mais vendido do Brasil Conheça o NIKOLA TRE movido a hidrogênio Caminhões comemorativos viram febre entre transportadoras