Quem são os donos das marcas de caminhões vendidos no Brasil?

Neste ano, foram vendidos 69.535 caminhões novos no Brasil, com PBT de 3,5 toneladas ou mais, até o último dia de julho. Esses veículos todos são divididos em 18 marcas, sendo as seis primeiras com participação superior às 3 mil unidades cada e as restante venderam menos de 300 caminhões cada uma no Brasil. Veja a lista abaixo.

MARCAS MAIS VENDIDAS
POSIÇÃO MARCA VENDAS ATÉ JULHO/2021
M.BENZ 21.251
VW/MAN 20.133
VOLVO 11.355
SCANIA 8.971
IVECO 4.358
DAF 3.030
HYUNDAI 251
FORD 75
JAC 41
10º AGRALE 19
11º FOTON 18
12º JBC 8
13º BYD 2
14º INTERNATIONAL 2
15º JMC 2
16º GM 1
17º SINOTRUK 1
18º SPARTAN 1

Mas quem são os donos de todas essas marcas? Trazemos neste texto os grupos econômicos que são os proprietários de cada uma delas, além de destacar algumas das marcas irmãs, que operam dentro dos mesmos grupos.

Mercedes-Benz – Grupo Daimler Trucks

No início deste ano, a Daimler anunciou a separação de seus negócios, onde a Mercedes-Benz será a marca responsável pela venda de automóveis, e a Daimler Trucks fica responsável pelo negócio da venda de veículos comerciais em todo o mundo.

A Daimler Trucks é dona de seis marcas em todo o mundo, sendo a Mercedes-Benz Trucks, Freightliner Trucks, Western Star, Fuso Trucks, BharatBenz Trucks e Thomas Built Buses.

A Mercedes-Benz, que opera no Brasil, também tem negócios na Europa, junto com a Fuso Trucks, que também opera na Ásia. As marcas Freightliner Trucks, Western Star e Thomas Built Buses são negócios dedicados à América do Norte, e a BharatBenz Trucks é o negócio do grupo na Índia.

Volkswagen Caminhões e Ônibus, Scania e MAN – Grupo Traton

No Brasil, o Grupo Traton tem três marcas operando. O Grupo Traton foi criado pela Volkswagen AG, que anteriormente era dona de todas as marcas, como uma forma de criar uma administração dedicada ao negócio de veículos comerciais.

Atualmente, o Grupo Traton é dono das marcas Scania, MAN, Volkswagen Caminhões e Ônibus, Navistar, e RIO. A aquisição da última empresa do Grupo, a Navistar, ocorreu no início de julho. A partir de agora, o grupo está voltando suas atenções para o mercado chinês, o maior do mundo, com a construção de uma fábrica da Scania no país.

Volvo – Volvo Group

A Volvo é dona dela mesma, por assim dizer. A operação no Brasil pertence ao Grupo Volvo, que opera em vários países do mundo, com diversas marcas.

Além da marca Volvo, que vende caminhões, ônibus, máquinas de construção e agora veículos autônomos, o Grupo Volvo detém a Volvo Penta, que vende motores industriais e marítimos, e as marcas Renault Trucks, na Europa, Mack Trucks, que opera nos EUA, junto com a Volvo Trucks, além das marcas Prevost e Nova Bus, negócios dedicados em ônibus na América do Norte, e também a marca Arquus, que fabrica veículos adaptados para operações em projetos internacionais para governos e organizações em todo o mundo.

O Grupo também tem várias alianças e joint ventures, com empresas como a SDLG, Eicher, Dongfeng Trucks e cellcentric, que é uma parceria com a Daimler Trucks para o desenvolvimento de células de combustível.

Iveco – CNH Industrial

A Iveco, quinta montadora que mais vende no Brasil, faz parte do Grupo CNH Industrial. Atualmente, a marca Iveco tem onze empresas irmãs dentro do Grupo CNH, sendo a Case IH Agriculture, Case Construction, Steyr Traktoren, New Holland Agriculture e New Holland Construction, todas voltadas às máquinas de agricultura e construção, além das marcas Iveco Astra, que oferece veículos especializados, Iveco Bus, Heuliez Bus, Magirus, Iveco Defence Vehicles e FPT.

O Grupo CNH Industrial foi criado em 2013, com a fusão da Fiat Industrial e da CNH Global. Os maiores acionistas são a família italiana Agnelli, por meio da empresa Exor, de investimentos.

DAF – Paccar

Outra montadora que tem se destacado nas vendas no Brasil é a DAF, que iniciou a produção por aqui em 2013. A tradicional empresa holandesa pertence ao Grupo Paccar.

Atualmente, o grupo é dono das marcas DAF, Leyland, Kenworth e Peterbilt, além da Paccar Powertrain, Paccar Parts, e Dinacraft, e marcas dedicadas à operações financeiras, leasing e desenvolvimento, todos levando o nome Paccar.

A DAF foi adquirida pela Paccar em 1996, colocando a Paccar como um dos maiores fabricantes mundiais de caminhões.

Hyundai – Hyundai Motor Group

No Brasil, a Hyundai é uma marca que vende muito bem automóveis e comerciais leves, como o HR. Entre os caminhões, a marca não é muito conhecida, mas vende o caminhão HD 80, com PBT de 8 toneladas. Foram 251 unidades vendidas até julho.

Os caminhões Hyundai fazem parte de uma divisão da empresa de Truck and Bus, e são diversas outras empresas fazendo parte do grupo, em muitos setores. A Hyundai Motor Group também é dona da Kia Motors, de empresas de produção de componentes para a indústria automobilística, de produção de aço, de defesa, de tecnologia, logística, economia, construção e até de hotéis.

Ford – Ford Company

Apesar de encerrar a produção de caminhões no Brasil em 2019, os modelos Ford zero km seguem sendo emplacados. A Ford Caminhões produzia uma linha de modelos entre leves e pesados, nas mais diversas configurações.

Além da produção de automóveis e caminhões com as marcas Ford, a empresa também é dona da Lincoln Motor Company e da Troller, que fabricava jipes no Brasil.

JAC – JAC Motors

A JAC Motors foi fundada em 1964, e é uma empresa estatal chinesa atualmente, produzindo automóveis e veículos comerciais. A empresa é dona das marcas JAC, com a qual atua no Brasil com seus produtos, além da Refine e Jiayue, para o mercado chinês.

Agrale – Grupo Stedile

A Agrale é a principal empresa do Grupo Stedile, que atua na produção de caminhões, ônibus, tratores, motores e veículos militares, com as marcas Agritech Lavrale S.A. e Fazenda Três Rios, e as subsidiárias Agrale Montadora, Agrale Argentina, Agrale Comercial e Lintec.

Foton Caminhões – Beiqi Foton Motor

O grupo Beiqi Foton Motor, de Pequim, na China, foi fundado em 1996, e produz uma linha completa de veículos utilitários, caminhões, ônibus e máquinas agrícolas.

JBC – Brilliance Group

Outra marca chinesa que figura na lista de modelos emplacados da Fenabrave é a JBC. A empresa pertence ao Brilliance Group, que, por sua vez, pertence ao Huachen Automotive Group Holdings.

O Grupo é controlado pelo governo chinês, e opera desde 1992. Além da marca JBC, que tem o nome completo de Jinbei Vehicle Manufacturing, o Brilliance Group tem uma série de parcerias, como com a BMW e Renault, produzindo veículos de passageiros para o mercado chinês.

BYD – BYD Company

A BYD produz automóveis, caminhões e ônibus elétricos elétricos. Além disso, o grupo fabrica uma série de outros produtos, que são vendidos na China, Europa e Américas.

Outros negócios da BYD Company incluem serviços para trens e fabricação de pneus, produção de componentes para veículos e outros serviços de tecnologia, inclusive com montadoras como Toyota e Daimler.

International – Navistar – Traton

A International Caminhões não tem fábrica no Brasil há vários anos, mas, de vez em quando, emplaca algum modelo zero KM. A empresa faz parte do Grupo Navistar, comprado pelo Grupo Traton recentemente.

O Grupo Navistar detém a International, IC Bus, e a unidade brasileira da MWM Motores, além de serviços de conectividade e de peças de reposição.

JMC – Grupo Yunnei

Mais um fabricante chinês que figura na lista dos caminhões novos emplacados no Brasil, a JMC pertence, desde janeiro deste ano, ao grupo estatal chinês Yunnei.

GMC – GM Group

A GMC emplacou somente um caminhão no Brasil neste ano. A empresa percente ao Grupo General Motors, junto com a Chevrolet, Buick, Cadillac, e empresas de tecnologia, energia e financeiras.

Sinotruk – CNHTC Group

A Sinotruk emplacou um caminhão neste ano no país. A empresa já teve uma curta trajetória nas nossas terras, com venda de veículos importados da China, e até prometeu construir uma fábrica por aqui.

A empresa pertence ao grupo estatal China National Heavy Duty Truck Group Co, junto com as marcas como a Sitrak, Howo, Styer e Hohan.

Spartan – Shyft Group

A Spartan produziu um caminhão de bombeiros que foi entregue recentemente para a cidade de São José dos Pinhais. A Spartan Emergency Response (Spartan ER) produz uma série de veículos especiais para emergências, e detém as marcas Smeal e Ladder Tower, que produzem escadas para caminhões de bombeiros e outros equipamentos. A Spartan é uma marca do Shyft Group, que tem diversas outras marcas, a maioria para o segmento de segurança pública.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Siga o Blog do Caminhoneiro nas redes sociais

1 comentário

Eddie 08/08/2021 - 09:29

Excelente review dum mercado bilionário e pouco conhecido.

Reply

Deixe um comentário!

Conheça a rodovia mais longa do Brasil Velho caminhão americano é transformado em carro de passeio muito estiloso Você sabia que o 1° FNM produzido no Brasil era bicudo Conheça os coloridos caminhões do Paquistão Chevrolet C68 é transformado em monstro rat rod