Áreas de escape da BR-376 e BR-116 salvaram a vida de caminhoneiros nos últimos dias

por Blog do Caminhoneiro

As áreas de escape presentes em algumas rodovias do país têm sido fundamentais para a segurança de motoristas de caminhões, nos quais acontecem problemas nos freios. Nos últimos dias, as concessionárias de rodovias Arteris Régis Bittencourt e Arteris Litoral Sul registraram várias ocorrências do tipo.

Na BR-116, no km 353, na Serra do Cafezal, foram registradas três entradas de caminhões nos dispositivos. Na primeira, no dia 01/09, por volta de 11h30, uma carreta com carga de 30 toneladas de papéis adentrou na área de escape situada na Serra do Cafezal, no km 353 da BR-116/SP, em Miracatu, sentido Curitiba. O veículo partiu de Porto Alegre/RS, e tinha como destino São Paulo/SP, quando apresentou problemas no sistema de freios. O caminhão não teve danos e o motoristas não se feriu, e, às 13h23, o veículo foi liberado para seguir viagem.

Já na madrugada do dia 02/09, outro motorista precisou utilizar a área, após verificar perda de freios em seu caminhão. Por volta das 2h o caminhão com placas de Garuva-SC, carregado de alumínio – adentrou 40 metros do dispositivo, e seu motorista ficou ileso. Após as equipes da concessionária trabalharem na remoção do veículo e limpeza do local, a área de escape foi liberada por volta das 07h48.

No último dia 09/09, por volta das 07h30, mais uma entrada foi registrada no dispositivo. De acordo com a concessionária, o caminhão carregado de asfalto precisou usar a área de escape após falta de freios. Essa última foi a entrada de número 52 na área, com 63 vidas salvas.

No dia 10/09, a área de escape presente no km 667,3 da BR-376/PR, em Guaratuba-PR, administrada pela Arteris Litoral Sul, evitou um grave acidente com uma carreta carregada com quase 50 toneladas de ácido sulfúrico. O motorista, que saiu de Cajati-SP para a cidade de Guaíba-RS, teve problemas com os freios e entrou na área de escape, percorrendo 50 metros até parar.

A outra ocorrência registrada aconteceu na noite do último sábado, 11. Um caminhão carregado com 18 toneladas de materiais cerâmicos teve problemas nos freios, e entrou na área de escape, percorrendo 75 metros até parar.

Desde a inauguração da área de escape no trecho, em 2019, já foram 79 entradas, e cerca de 151 vidas salvas.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

CLIQUE AQUI PARA PARTICIPAR DO NOSSO CANAL DO TELEGRAM