Orientação e treinamento dos motoristas de caminhão pode reduzir número de acidentes em 95%

Cerca de 95% dos acidentes envolvendo caminhões no Brasil poderiam ser evitados, salvando a vida de quase 5 mil caminhoneiros por ano. De acordo com um levantamento realizado pela BR Sipa, da Brasil Risk, a orientação, acompanhamento e treinamento dos motoristas são medidas eficazes para redução do número de acidentes com vítimas fatais nas rodovias. A implantação do serviço zerou o índice de mortes por 100 mil viagens em empresas de diferentes portes e áreas de atuação – anteriormente, a média era de 4 mortes no mesmo número de viagens.

“Cansaço e alta velocidade são os principais motivos dos acidentes. Está provado que é preciso ter atenção às pessoas. A prevenção é a maneira mais efetiva de reduzir as perdas de vidas nas estradas”, assinala Rogério Faria, sócio-diretor da Brasil Risk.

O BR Sipa (Serviço Integrado de Prevenção de Acidentes) realiza um acompanhamento diário dos motoristas, com sistemas de rastreamento e telemetria avançados nos caminhões. Com o uso dessas soluções tecnológicas, o serviço toma as medidas necessárias para correção do comportamento dos profissionais em relação a controle de velocidade e tempo na direção.

Cada ação dos motoristas na estrada representa pontos. Até determinado número, os motoristas são aprovados e se credenciam a receber reconhecimento (inclusive financeiro) das transportadoras. Por outro lado, se excedem o limite de pontos têm de passar por orientação ou reciclagem.

“Já avaliamos cerca de 110 mil motoristas. Desses, 37.180 foram encaminhados para orientação e/ou reciclagem. O resultado tem sido muito positivo: 86% deles voltaram ao trabalho apenas com orientação e 14% precisaram de reciclagem. Isso significa que o BR SIPA funciona. Os motoristas entendem o processo, conscientizam-se ainda mais de sua responsabilidade e enquadram-se nos parâmetros positivos do seu trabalho, o que é bom para todos os envolvidos”, ressalta Faria.

Além da redução de acidentes, que por si só já é um grande ganho, o sistema reduz prejuízos financeiros, e dá mais controle e segurança no processo, além de menos multas e diminuição dos custos de seguros, entre outros pontos positivos.

Com o sistema, pode-se obter uma redução de 95% nos prejuízos com acidentes e de 89% em alertas de limite de velocidade. Os benefícios incluem menos consumo de combustível e emissão de poluentes, aumento da vida útil de peças e partes do caminhão e diminuição dos impactos logísticos entre outros.

“Os ganhos são de todos: motoristas, empresas, sociedade e meio ambiente”, finaliza.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Deixe um comentário!

Caminhões mais potentes do mundo são chineses Conheça os caminhões mais potentes do Brasil Volvo FH 540 é o caminhão mais vendido do Brasil Conheça o NIKOLA TRE movido a hidrogênio Caminhões comemorativos viram febre entre transportadoras