BYD apresenta caminhões sem cabine na China

por Blog do Caminhoneiro

Na última semana, a BYD apresentou sua nova linha de caminhões totalmente elétricos que funcionam completamente sem a necessidade de um motorista a bordo. Tanto que nem cabine os veículos tem.

A tecnologia foi desenvolvida pela BYD em parceria com a Fujian Zhongke Yunshan Information Technology, ambas da China. Essa tecnologia permite que o veículo realize operações complexas de transporte dentro de portos, por exemplo, para movimentação de contêineres. Mesmo com tanta tecnologia, o veículo só é autorizado a rodar em ambientes fechados, com alta previsibilidade na operação, fora do tráfego normal das cidades e rodovias.

O caminhão mede 6,4 metros de comprimento, 2,55 metros de largura e apenas 2,04 metros de altura, já que não tem cabine. A capacidade de carga é de 31,5 toneladas, e a autonomia das baterias é de 150 quilômetros, que é suficiente para operação em ambiente fechado.

A carenagem que envolve o chassi é construída em plástico reforçado com fibra, garantindo que seja fácil de instalar e de reparar em caso de qualquer problema. A parte superior pode ser rapidamente removida para manutenção no motor.

O caminhão funciona por um sistema conjunto de câmeras, radar e lidar, garantindo que todo objeto, pessoa ou outros veículos sejam notados pelo sistema, permitindo uma operação segura e eficiente.

O sistema de engate e desengate ainda é manual, necessitando de um humano para realização da operação completa, como engate das mangueiras.

O caminhão conta com motor de 210 kW (285 cavalos de potência) e transmissão de quatro marchas, com um sistema inteligente, que consegue aprender as melhores formas de evitar o consumo excessivo da energia das baterias.

Até o meio do ano que vem, 18 unidades do caminhão serão entregue para o porto de Shenzhen Mawan, na China, que espera conseguir acelerar as operações de transporte.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Deixe um comentário!