Continente europeu tem mais de 400 mil vagas para caminhoneiros

por Blog do Caminhoneiro

O número é alarmante e mostra uma realidade que será difícil de ser superada. A falta de motoristas profissionais, devido aos salários baixos, dificuldades da profissão e falta de infraestrutura nas estradas está batendo números cada vez mais altos na Europa. De acordo com a consultoria britânica Transport Intelligence, faltam cerca de 400 mil caminhoneiros no continente.

O destaque fica por conta de países como a Polônia, que precisa de 120 mil profissionais, Alemanha com 60 mil e Espanha, com mais de 15 mil. Para se ter uma ideia do problema, a Polônia era um país tradicionalmente exportador de caminhoneiros para outros países da Europa, e hoje não tem profissionais nem para suprir as próprias vagas.

Para a Transport Intelligence, os principais motivos do crescimento do problema são a idade média avançada dos motoristas atuais, salários baixos, dificuldades da profissão e a falta de interesse dos jovens por esse tipo de trabalho, que antigamente era charmosa para os novos motoristas, e hoje não consegue agradar nem quem já trabalha com caminhões.

Outro motivo importante é que muito países retiraram a obrigatoriedade do serviço militar para os jovens, o que acabou com um importante fornecedor de mão de obra para o setor de transportes.

Centros de treinamento de caminhoneiros estão fazendo grandes campanhas para tentar atrair os jovens com idade de 21 anos para a profissão, inclusive participando de grandes feiras, como a Solutrans, que acontece na França. Mas a procura ainda é baixa.

Na França, os caminhoneiros estão entre os cinco profissionais mais procurados pelos recrutadores, e são estimadas mais de 50 mil vagas em aberto no setor.

Empresas de recrutamento estão oferecendo salários maiores, e buscando imediatamente qualquer pessoa que tenha saído de um emprego e que possa dirigir um caminhão. As mulheres também são alvos de campanhas, mas o número de candidatas interessadas é mínimo.

Além disso, também tentam trazer mais equilíbrio à vida profissional e privada, garantindo aos novos motoristas, mais tempo em casa, para desfrutar da família, além de caminhões mais novos e tecnológicos, que precisam de menos esforço para serem dirigidos.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

2 comentários

Gerisvaldo Coelho de Amaral 30/04/2022 - 23:24

Gostaria de Deixar os meus Contatos aqui pra Fazer parte do grupo de Motoristas Europeu, se Querer me Contratar estou a Toral Disposição para Trabalhar como Motorista Carreteiro na Europa, meu Nome : Gerisvaldo Coelho de Amaral
E-mail : amaral.germany@gmail.com
Telefone: +55 11 99636-5188 Whatsapp Pode me ligar
São Paulo -SP

Reply
Fábio Rogério Costa lamego 01/03/2022 - 11:48

Gostaria de fazer um cadastro para fazer parte desse quadro de trabalhadores deixo o meu contato, de alguém vê esse número me liguem sou de Manaus (92) 991856180 falar Fábio

Reply

Deixe um comentário!