Curso gratuito exclusivo para formação de motoristas mulheres é oferecido pela Engemix no Rio Grande do Sul

por Blog do Caminhoneiro

A Engemix, que faz parte do Grupo Votorantim Cimentos, iniciou o Programa Mulheres VC – Curso Profissionalizante para Motoristas de Betoneira. Inicialmente, serão dez vagas, exclusivas para mulheres, e o curso será realizado na região de Canoas-RS.

As candidatas selecionadas para participação no curso irão aprender a operar um caminhão betoneira – veículo que faz a preparação e a mistura do concreto para depois ser entregue em obras de construção.

As interessadas no curso precisam ter mais de 18 anos, carteira de habilitação categoria D, experiência com operação de veículos transporte de carga, Ensino Fundamental completo e comprovação de experiência por Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

O curso será ministrado pelo Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT). As participantes aprovadas receberão certificado no final da formação. As aulas serão realizadas de segunda à sexta, entre 5 e 29 de novembro de 2021, em formato online e presencial no SEST/SENAT, que fica localizado na Avenida José Aloisio Filho, 695, Bairro Humaitá, em Porto Alegre (RS).

De acordo com a Engemix, o Curso Profissionalizante para Motoristas de Betoneira visa desenvolver as várias habilidades que a função exige, bem como fazer uma inserção no universo da segurança do transporte, dos caminhões e ainda saber mais sobre o concreto que não é uma carga comum.

Uma betoneira, por exemplo, pesa cerca de 40 toneladas e tem volume similar a uma carreta. O concreto é comparado a uma carga viva pelas limitações e cuidados que exige. Ao sentar-se no volante, quem conduz a betoneira precisa cuidar durante os trajetos com curvas, freadas bruscas, evitar subidas, cuidar com a limitação na cidade de circulação pelo peso, tudo isso porque o concreto “trabalha” e pode escorrer. O produto também tem um prazo de validade determinado, ou seja, se atrasar a entrega, toda carga pode ser perdida.

“Com o programa para formação de motoristas de betoneira da Engemix pretendemos fortalecer o pilar de gênero em nossas operações por meio de ações que gerem a presença, a participação e o desenvolvimento de mulheres. O concreto é um produto que costuma estar distante do universo feminino e não tem nenhum motivo para isso acontecer. Já temos profissionais mulheres atuando nessa função na Região Sul do país e, agora, queremos desenvolver talentos no Rio Grande do Sul. Com este tipo de iniciativa, criamos oportunidades específicas para desenvolvermos futuras lideranças femininas em nossas operações”, afirma a coordenadora de Gente para Concreto da Votorantim Cimentos, Marcela Maria Henriques De Freitas Maia.

As candidatas interessadas em participar do curso de formação profissional devem fazer a inscrição até o dia 10 de novembro pelo link votorantimcimentosdiversidade.gupy.io/jobs/1246627.

As inscrições vão até o próximo dia 10 de novembro, e as aulas serão iniciadas no dia 16 de novembro, de forma online e presencial.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Deixe um comentário!