Contran publica novas regras para o sistema antispray para caminhões

por Blog do Caminhoneiro

O Conselho Nacional de Trânsito publicou hoje a Resolução Nº888, de 13 de dezembro de 2021, que altera os requisitos para instalação de sistema antispray, o famoso lameiro ou para barro, para caminhões. O texto foi publicado após realização de consulta pública.

De acordo com a resolução, veículos com menos de 7.500 kg de PBT poderão usar o mesmo tipo de sistema antispray que os automóveis, e modelos fora de estrada, de salvamento e combate a incêndio, militares, chassi plataforma ou carretas para o transporte de cargas indivisíveis ficam dispensados de utilizarem esses sistemas.

Para os caminhões acima de 7.500 kg, reboques e semirreboques, com mais de 19,8 metros de comprimento total quando engatados, e automóveis ou utilitários com menos de 7.500 kg, o Contran definiu datas para inclusão dos sistemas.

Para os reboques e semirreboques, os prazos são janeiro de 2023 para novos projetos, mesmo que importados, e janeiro de 2025 para todos os outros. Caminhões com mais de 7.500 kg de PBTC deverão contar com o sistema a partir de janeiro de 2025 para novos projetos, e a partir de janeiro de 2027 para projetos já existentes; e, para automóveis, utilitários e caminhões leves, com menos de 7.500 kg, os prazos são janeiro de 2026 para novos projetos e janeiro de 2028 para todos os outros.

O sistema antispray que o Contran exige terá que ser testado em diversas condições, para garantir a redução da pulverização da água projetada para cima pelos pneus de um veículo em movimento e que é composto por um para barro, para-lama e saias laterais equipados com um dispositivo antispray.

O antispray em si deverá absorver a energia da água pulverizada, fazendo com que caia novamente sobre a pista, sem ser lançada contra outros veículos.

Para ver a resolução na íntegra, com todos os requisitos para os sistemas antispray para caminhões, acesse o link https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-contran-n-888-de-13-de-dezembro-de-2021-369277437.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro | Foto de David Powell / Daily Post Wales

56 comentários

Adriano 03/01/2022 - 06:59

Rapaz….lendo os comentários…..é cada pérolas que é de chorar….
Sempre quando se quer aplicar uma tecnologia para melhorar o desempenho/segurança ja vem a turma do contra.Isso foi com a lei seca o cinto de segurança a lei do farol o protetor lateral (barras inferiores para barrar motociclista) cintas de amarração e agora o anti spray que vai dar segurança pra quem trafega na chuva.
Ô povo atrasado que quer ficar na época das cavernas pelo jeito.

Reply
Darci Medola Eleutério 29/12/2021 - 21:44

Espero que isso não seja aprovado, seria uma vergonha,chega de tantas asneira, porque não inventa coisas realmente úteis?os Caminhoneiros já sofrem um bocado nesse país, não tem segurança nas estradas, já não chega dos roubos por ladrões, agora vem vcs com essa ideia , resumindo isso é mais uma forma de roubar o Trabalhador, depois quando falam que vão parar ainda são ameaçandos, Que Deus tenha misericórdia, é fácil ficar dentro de um escritório com ar condicionado procurando um jeito de ferrar aqueles que levam o País nas costas!!!

Reply
LOURIVAL SILVA SOLEDADE 27/12/2021 - 16:37

Não sou caminhoneiro, dirijo carros pequenos, mais sei que este sistema não funciona, não tem jeito para acabar com este dito splay dos caminhos, a que faço sempre é ou manter distância e esperar o local de ultrapassagem, só está faltando colocar sugador nos caminhões para puxar água das estradas!

Reply
Geraldo da silva 27/12/2021 - 15:32

Quer resolver se chover coloca uma lei proíbe caminhão andar na chuva pronto resolvido se chover uma semana 2 3 pronto fica tudo parado…vou adorar

Reply
Edison 26/12/2021 - 18:25

Pois é,estradas que acumulam água, desníveis no asfalto,deve ser causados por veículos de passeio acima do peso,a claro não existem mais balanças para controle,e a terceira faixa ou faixa adicional,que agora virou ponto de ultrapassagem entre carretas e caminhões,este tipo de insegurança nas estradas não é citado nos comentários,apenas a obrigatóriedade do item.Claro que a maior culpa é e sempre será dos governos que permitem que empresas trafeguem com carretas bitrens,trimioes,que no mínimo estão com 30% acima do peso permitido,mas claro é mais fácil reclamar de um acessório,das estradas do que enchergar o próprio erro,certo precisamos trabalhar,todos precisamos,mas também precisamos chegar em casa com vida,afinal alguém nos espera.Nao estou generalizando,não são apenas os caminhoneiros há motoristas de carro de passeio também.

Reply
Ricardo Brito 26/12/2021 - 16:37

Sou autônomo más não sei por quanto tempo, pois estamos sendo sufocados pelo preço do peneu diesel pedágios e peças. E ainda temos que conviver com invenções malucas como está de anti esprei. Querem acabar com a nossa categoria mesmo como ce nos não servicemos para nada!

Reply
Antônio Cunha de Carvalho 26/12/2021 - 16:09

Seria bom o DENIT, recuperar a BR 174, que liga Manaus a Boa Vista RR, isso sim é necessário.

Reply
Carlos 26/12/2021 - 13:24

Quem é esse louco que está pondo culpa no PT? Ou jumento o PT está no poder?? Ou analfabeto político esse tema não é político isso é resolução do teu presidente da República

Reply
Flávio 26/12/2021 - 11:16

Nesse país trabalhador só leva fumo lamentável 👎👎

Reply
Nei 26/12/2021 - 10:58

Corruptos malditos..herança petista..este contram brasileiro não serve p nada…a não ser ferrar o trabalhador com suas fábricas de leis p usurpar o povo que carrega o País nas costas.!

Reply
Eduardo Paulo da Silva 26/12/2021 - 09:42

Anti spray, eles inventam, como tantas outras coisas que já foram obrigatórios, geraram milhões em multas e hoje já não tem obrigatoriedade nenhuma. Um spray proveniente da chuva se os carros estiverem com os limpadores de para brisa funcionando é fácil de resolver a questão, e os vários trechos de estradas que quando molhadas, ficam escorregadias, e causam inúmeros acidentes fatais, isso os órgãos responsáveis não procuram sanar o problema ! Fica aqui a minha indignação . Brasil do modismo , das invenções .

Reply
Reginaldo Silva 26/12/2021 - 09:28

Uma solução genial kkkkk o governo paga os acessórios …. Também quem anda atrás pode manter mais distante aumenta segurança com ou sem spray..

Reply
Emerson 26/12/2021 - 08:06

Bom dia, pessoal já trabalhei em uma transportadora que tinha esse dispositivo ante chuva nao funciona mais uma vez vamos jogar dinheiro fora, isso deve tem interesse de empresa de alguém envolvido no governo acoda ai BOLSONARO

Reply
Rogerio 26/12/2021 - 00:17

Deveria era dar um jeito de reciclagem nessa turma do volante principalmente caminhões a galera só quer saber de arrebitar a bunda tirando toda segurança dos caminhões.

Reply
MÁRIO S SILVA 25/12/2021 - 22:42

ISSO SÓ OCORRE AQUI NO BRASIL – BR
É IMPRESSIONANTE.
SE TIVESSE EM PAÍSES DESENVOLVIDOS
PRÓPRIA SCANIA, VOLVO, VW, FIAT ALLIS, INTERNACIONAL. ENFIM JA TERIAM DESENVOLVIDO ISSO NAS FÁBRICAS. SEM FALAR ….RONDON, IBIPORÃ BAÚS E OUTROS. É Nojento.
Só vou ir falar de imposto, pedágio, agora anti spray.
Só meu Deus ter Misericórdia de nós.
CONTRAN…..DEVERIA ESTAR ESTUDANDO COMO MELHORAR RODOVIAS , FACILIDADES DE FAZER EXAME TOXILOGICO DE GRAÇA. SEMÁFOROS INTELIGENTE. MAS, NÃO SÓ NAS COSTAS DO TRABALHADOR. LAMENTÁVEL.
PIOR QUE CÂMARA E SENADO APROVAM. TEM EMPRESAS INTERESSADAS NESSA FULERAGEM….

Reply
Fábio Prock Luiz 25/12/2021 - 21:27

Pede pra esse pessoal do contran avisar são Pedro pra parar de mandar chuva aí não molha os pneus e não tem o spray nós outros carros simples assim

Reply
Neto Bottasso 25/12/2021 - 11:00

Igual ao kit de primeiros socorros…..

Reply
Neto Bottasso 25/12/2021 - 10:55

Neto.
Deveria esses caras desocupados q ficam inventando essas regras deveriam ir na frente dos caminhões c/ um rôdo e um pano de chão p/ secarem a água…….

Reply
Jkh Fklim 24/12/2021 - 20:00

Pois é companheiro Marcelo e demais: investir na melhoria das estradas deve sim ser prioridade dos governos e concessionárias mas, a meu ver, uma coisa não invalida outra. Não adianta termos excelentes estradas se o proprietário não mantiver seu bruto em condições seguras e o condutor não se comportar de maneira adequada, seja no respeito dos limites de velocidade, não forçando ultrapassagens, mantendo o distanciamento do veículos à sua frente, evitando o excesso de peso, q além de desgastar o pavimento ainda estressa os componentes como suspensão e freios, etc. etc. Depois de anos como motorista profissional, perdi a conta das vezes em que me vi em perigo por conta de atitudes erradas (como ultrapassagens em locais impróprios), desrespeito à sinalização, etc., e cansei de ver gambiarras nos brutos q a qq momento podem causar acidentes ou, no mínimo, prejuízos para o proprietário, condutor e/ou terceiros que não tem nada a ver com isso. Cuidado e Segurança é tudo. Quem já teve a oportunidade de dirigir na Europa sabe do q estou falando: lá todo motorista tem um compromisso com a segurança e ñ coloca ninguém em situação de risco, a não ser por um problema mecânico q surja de repente e seja inevitável. Rogo e espero q um dia aqui tbm possa ser assim. Abraço à todos.

Reply
Jkh Fklim 24/12/2021 - 19:28

O kit de primeiro socorros, assim como o extintor de incêndio, farol aceso, faixas refletivas, etc. etc.etc, e agora essa nova exigência, a meu ver, só foram e são demonizados e criticados por serem “obrigatórios”. Ninguém gosta de ser obrigado a instalar ou utilizar qq coisa, mesmo q pela sua própria segurança. O erro está aí, na obrigatoriedade. Pra mim, o melhor seria investir em cursos capacitantes e campanhas educativas q demonstrassem a importância de certos itens e comportamentos. Eu mesmo, espontaneamente, tenho sempre itens de primeros socorros e extintor, além de outros itens básicos, para eventuais necessidades, no carro ou no bruto. Como exemplo: um extintor, mesmo q ñ dê conta do incêndio, é melhor do que nada e pode, eventualmente, te tirar do sufoco imediato. Tem horas que só rezar ñ basta. Abraço à todos.

Reply
Marcelo 24/12/2021 - 19:22

E reparo de pistas que acumulam água e causam acidentes fatais não precisa corrigir? Ondulações, desníveis, má sinalização, péssima condição de estradas, nada disso causa acidente? Quanta hipocrisia de quem inventa tal regulamentação, talvez nem de bicicleta sabe andar!

Reply
Marco Antonio 24/12/2021 - 19:11

Cada um de nos tem sua opiniao e devemos respeitar…mais eu acho um absurdo o que fazem com a gente…passamos por tantas coisas ruins pelas estradas ai inventao mais uma idiotice dessaa…deveriam modernizar o transporte de forma certa para nos eles querem copiar tantas coisas de outros paises porque nao fazem de maneira correta o pronblema maior de nosso pais talvez bem explicado talvez seja nos mesmos…deveriamos ter mais uniao e fazer acontecer essa do spray de agua e demais pra mim daqui uns dias vamos ter que usar ate capacete como motoqueiros e colete a prova de balas dentro de um caminhao…meu pai estava certo(caminhao esta caminhando para cada vez pior…abraço a todos.

Reply
NILSON FERREIRA 24/12/2021 - 18:58

Brasil onde o trabalhador nunca vai ter valor ,onde pra manter corrupção tem que inventar qualquer coisas transformar em leis e dar um jeito de tirar o sofrido dinheiro do irmão caminhoneiro

Reply
Jkh Fklim 24/12/2021 - 18:50

A implementação de paradas de descanso,
confortáveis e seguras, para todos os que trafegam pelas rodovias brasileiras seria uma excelente medida de segurança e já deveria há muito existir tal como nas estradas européias e americanas, pedagiadas ou não. Onde tivesse pedágio as praças de descanso deveriam ser de responsabilidade das concessionárias e nas rodovias ñ pedagiadas, o custo, ser bancado pelos impostos incidentes sobre o combustível e/ou as licenças e IPVA cobrados dos proprietários de veículos. Parabéns pelo comentário!

Reply
Jkh Fklim 24/12/2021 - 18:28

Corrigindo meu comentário anterior, onde se lê: bom censo leia-se : bom senso. Obrigado

Reply
Jkh Fklim 24/12/2021 - 18:18

Desculpe aí companheiros de volante: como profissional há mais de 40 anos não vejo nenhum problema em ser obrigatório a instalação de parabarro nos caminhões. Aliás, se o bom censo imperasse, espontaneamente todos já teriam esse item instalado no seu bruto. Tal como a obrigatoriedade do farol aceso, faixas refletivas, etc. etc., é evidente que, num dia chuvoso, estrada estreita, à noite, etc. o spray atrapalha muito a visão e a dirigibilidade. Quem já andou km atrás de uma carreta, caminhão ou ônibus, em dia de chuva intensa, sabe do q estou falando. E se é desconfortável e perigoso pra quem está num veículo de grande porte, imagina para quem está em um veículo pequeno e frágil, com “seres humanos” e animais em seu interior, compartilhando a estrada conosco. Portanto, qq item que ajude a trazer maior conforto e, principalmente, segurança é bem vindo. Gasta-se tanto com itens decorativos, pq ñ colocar um simples para-barro ? Aproveita companheiro, o para-barro, se quiser, p escrever aquelas frases e poesias de q vc tanto gosta.kkkk Abraço

Reply
Anesio de Castro 24/12/2021 - 18:16

Mais um item para quebrar nessas estradas esburacada, e o guarda Rodoviário te multando, isso teria que sair de fabrica seria mais seguro, o resto são adpitaçao que será julgada a cada vez que for fiscalizado.

Reply
Gilmar 24/12/2021 - 18:01

Se a rodovia estiver em condições, não acumula água e não forma spray, mas como as nossas rodovias sao umas canoas, aí tem que inventar essas leis.

Reply
Luiz Henrique Lopes 24/12/2021 - 17:51

Kit primeiros socorros, lei do farol aceso durante o dia..

Reply
Luiz Henrique Lopes 24/12/2021 - 17:49

Amigo, o que seria “automóvel categoria amador”?

Reply
Belini 24/12/2021 - 17:35

E muita coisa de quem nao tem o quefazer…..vc arrumaran una lei. para categoría proficional fazer tes de antidroga atingiu directamente os caminhoneiros…será que vcs do contran chamar. Que quem so mata e caminhao..automoveis categoría amador naomata ? Vcs na verdade nao tem o que fazer mesmo…sino nosso

Reply
Eder 24/12/2021 - 17:35

Melhoras na estradas não é discussão. É melhor culpar o caminhão que por um erro na estrada faz o famigerado “spray” . Solução : melhore as estradas em um padrão responsável !! É fácil só necessita de vontade, política ou engenheiros que não são colocado de forma duvidosas.

Reply
Carlos Nascimento Rômulo Farias 24/12/2021 - 16:07

Melhorias para quem trabalha nas estradas nada. Agora leis para arrecadar dinheiro não falta. Engenheiros de m… Vem pra nosso lugar e vê nossas dificuldades vcs não vem. Brasil de leis de primeiro mundo e condições de trabalhos de quinta categoria.

Reply
Revelino Saplinsky 24/12/2021 - 16:05

Se o contran quer evitar acidentes e ajudar os caminhoneiros, que façam uma lei, que obrigue as concessionárias de pedágio e os postos de combustíveis a fornecer um local seguro, com espaço para que os estradeiros possam parar e descansar.

Reply
Danilo dos Santos Jesus 24/12/2021 - 15:04

Finalmente uma nova lei que não tem utilidade nenhuma,mas como os engenheiros estão preocupados em arrecadar verbas por meios de muitas vai logo logo começar a multar. O problema é que não se deram conta que estão tentando lutar contra a natureza.

Reply
MANOEL 24/12/2021 - 14:41

E os caminhões ja não vem com lameiro?

Reply
kuruma veiculos 24/12/2021 - 13:50

Precisamos é de melhorias nas estradas principalmente nas de pista simples onde os comunhões andam lento,pois é ai que acontece muitos acidentes.
Os motoristas dos carros leve sem paciência vai ultrapassar e acaba acontecendo acidente, por isso todas as estradas de pista simples tem que ter o acostamento para caminhões ou carros lentos.

Reply
Carlos 24/12/2021 - 13:11

Só arrumar as estradas e deixar a pessoa trabalhar já vai reduzir muito os acidentes

Reply
Fernando 24/12/2021 - 13:05

Bom ao meu ver a pode até funcionar mas … que. Lembra do kit de primeiros socorros??? Extintor de incêndio que não serve pra nada !!! Essa situação vai cair como uma luva nas mãos da PF vocês sabem o que falo mas infelizmente não fazem nada pra realmente melhorar a vida de quem continua a carregar o PAÍS NAS COSTAS

Reply
Carlos Eduardo Texceira Conde 24/12/2021 - 12:53

Porque essa turma não se reúne pra estudar uma maneira de ajudar mais os caminhoneiros ao invés de ficar criando demandas?Acho o projeto interessante e importante!!! ( inclusive poderia ser bancado pelas administradoras de pedágio.Sou favorável a segurança nas estradas, porém neste momento a prioridade deveria ser socorrer os caminhoneiros que já estão no prejuízo insuportável.

Reply
Heitor Yaly 24/12/2021 - 12:46

a intenção é boa, mas a questão é: vai funcionar? os apetrechos que obrigarão os donos de caminhões comprarem vai resolver? duvido! e como diz o ditado: de boas intenções o inferno está cheio, isso provavelmente vai ser mais uma daquelas invenções “geniais” que só burrocratas brasileiros sabem inventar. “

Reply
Carlos Eduardo Texceira Conde 24/12/2021 - 12:43

Se o governo ajudasse os caminhoneiros igual cria demandas custosas para a categoria as coisas andar melhor 😞

Reply
Nivaldo A. R. Camargo 24/12/2021 - 12:37

Esse e nosso Paizinho chamado Brasil, 3 ou 4 pessoas se une e fabricam as Leis do jeito mais convenientes a eles e os Brasileiros aceitam sem reclamar. E ai não querem acreditar que vivemos um COMUNISMO disfarçado de DEMOCRACIA, onde o Cidadão so tem deveres e obrigações, direito nenhum….

Reply
Giovani Luís Dalla Líbera 24/12/2021 - 12:15

Sou caminhoneiro.
Sempre tão criando algo para nós, mas é só andar atrás de um caminhão dia de chuva com um automóvel que a pessoa vai ver o quando o nevoeiro da água atrapalha ,principalmente em uma ultrapassagem, infelizmente temos que andar na lei . Existem tanta coisa errada em um caminhão que infelizmente não são corrigidas.

Reply
vitor filho 24/12/2021 - 11:40

‘os motoristas de fim de semana” são os mesmos que mantém a necessidade do seu emprego.

Reply
Douglas Digüilmi 24/12/2021 - 11:37

País já é uma vergonha em tudo, mais uma coisa inútil

Reply
Sival Batista 24/12/2021 - 11:29

Mais uma lei pra ferrar os caminhoneiros em benefício dos motoristas de fim de semana!!

Reply
João Ronaldo Soares Ricardo 24/12/2021 - 10:59

Ser humano, deixa de ser humano, quando começa ofender ou desrespeitar o outro.

Reply
Varlei Disiuta 24/12/2021 - 10:56

Parabéns ao CONTRAN, precisamos sim proteger a todos diminuindo as chances de perdas de vidas nas estradas!

Reply
Fabrício do Vale 24/12/2021 - 10:47

Mais uma lei inútil, que vai tirar mais dinheiro do trabalhador, criar estrutura nas estradas, para os caminhoneiros, poderem descanso, isso nossos governantes não fazem. Mas só temos os governantes que merecemos.

Reply
Fabricio 24/12/2021 - 10:12

Não teria problema em implantar um sistema desses desde que funcionasse de verdade,mas isso só serve pra cada fiscal de trânsito interpretar de uma maneira a lei e sair multando e não explicando o correto para o dono do caminhão, porque deixar desenhado é fácil,mas vamos ver se vão dar uma solução para o caso

Reply
Fabrício 24/12/2021 - 10:07

O spray nunca vai deixar de existir,só mais uma maneira de pegar o dinheiro do caminhoneiro e jogar no lixo,mais um projeto falido do CONTRAN, sempre assim,cada dia mais difícil de trabalhar nesse país,cadê o governo que se diz olhar por nós?

Reply
Clodoaldo 24/12/2021 - 09:54

Parece que não sabem o quanto o spray na pista atrapalha quem esta na direção de carros de pequeno porte. Isso não vai atrapalhar a vida de verdadeiros caminhoneiros profissionais e que tem consciência na estrada

Reply
ademir matiello 24/12/2021 - 09:43

Sempre arrumando algumas “novidades “pra ferrar o caminhoneiros, pra ajudar ninguém.

Reply
Jose 24/12/2021 - 09:08

Cala boca Moraes. Vai aprender a escrever. Seu burro.

Reply
Moraes 24/12/2021 - 08:45

Contran vcs são uma palerma bando de palhaço vão ganhar o seu dinheiro onestamente não tira de quem trabalha corruptos

Reply

Deixe um comentário!