Scania desenvolve caminhão elétrico com capacidade para transporte de 64 toneladas

por Blog do Caminhoneiro

A Scania entregou um caminhão 25P, totalmente elétrico, para a empresa Wibax, da Suécia. Equipado com tração 6×2, o caminhão irá operar com um implemento tanque de quatro eixos distanciados, transportando até 64 toneladas de PBTC.

De acordo com a Scania, o caminhão será usado em uma rota de 160 quilômetros diariamente. Para poder operar com todo esse peso, o 25P recebeu um motor elétrico mais potente, e o uso será monitorado constantemente pela Scania, visando obter a maior quantidade possível de dados para melhorar o caminhão para o futuro.

“Temos feito o possível para ser sustentáveis desde a fundação da empresa em 1986 e, como identificamos o transporte como nosso maior impacto ambiental, este caminhão elétrico é um passo para garantir que possamos continuar nossas operações pensando no clima. Durante a vida útil deste caminhão, Wibax reduzirá as emissões de CO2 em até 1.400 toneladas, tornando-o uma verdadeira virada de jogo”, disse Jonas Wiklund, CEO do Wibax Group.

A Scania tem desenvolvido caminhões cada vez mais potentes movidos totalmente a eletricidade, colocando a marca na vanguarda desse tipo de sistema de transmissão.

“Este é o primeiro equipamento de 64 toneladas totalmente elétrico que colocamos na estrada nas operações do cliente. Passo a passo, estamos demonstrando que as soluções elétricas estão acontecendo muito rapidamente e para basicamente todos os segmentos”, diz Fredrik Allard, chefe de E-mobilidade da Scania.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Deixe um comentário!