VW Constellation 6×6 é usado como base para radar 100% nacional

Na última sexta-feira, a Embraer e o Exército Brasileiro anunciaram o lançamento do radar Saber M200 Vigilante, desenvolvido com tecnologia 100% nacional, e montado sobre um caminhão militar Volkswagen Constellation 6×6. Esse tipo de equipamento é usado para defesa antiaérea.

Com alcance de 200 km, o Saber M200 Vigilante é um radar de vigilância de médio alcance desenvolvido pelo Centro Tecnológico do Exército (CTEx) para atender às necessidades do Projeto Estratégico do Exército ‘Defesa Antiaérea’.

O radar poderá ser empregado na vigilância e no alerta antecipado em Baterias e Grupos de Artilharia Antiaérea ou, ainda, em atividades de controle de tráfego aéreo ou de vigilância de fronteira. Concebida e desenvolvida no Brasil em parceria com a Embraer, a tecnologia é propriedade intelectual do Exército Brasileiro.

“Juntos, promovemos o estímulo à ciência, à tecnologia e à inovação, ao mesmo tempo em que contribuímos com a capacidade de dissuasão contra eventuais ameaças e para a proteção ao nosso território, além de projetar internacionalmente o Exército Brasileiro, a indústria nacional e o Brasil. O radar Saber M200 Vigilante, mais novo integrante da família de radares de vigilância, é produto de uma tecnologia de alto valor agregado e enseja uma franca possibilidade de ampliação da participação brasileira no mercado internacional de defesa, vislumbrando-se uma potencial contribuição para a economia do país”, disse Comandante do Exército, General de Exército Paulo Sérgio.

Graças à versatilidade do Volkswagen Constellation, o novo radar móvel terá possibilidade de uso nos mais variados locais do território nacional.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Deixe um comentário!

Caminhões comemorativos viram febre entre transportadoras Centenas de vagas de emprego para caminhoneiros Conheça o super caminhão futurista da Peterbilt 300 vagas para caminhoneiros brasileiros em Portugal CAMINHONEIRO SEGUE TRABALHANDO AOS 90 ANOS DE IDADE