Áreas de escape são usadas por dois caminhões no Paraná

por Blog do Caminhoneiro

As duas áreas de escape da rodovia BR-376, entre Curitiba-PR e Joinville-SC foram fundamentais para salvar a vida de dois caminhoneiros e um passageiros nos dias 20 e 22 de janeiro, quando caminhões tiveram problemas nos freios na descida da serra.

De acordo com a Arteris Litoral Sul, concessionária responsável pelos dispositivos, no dia 20/01, um caminhão carregado com madeirite teve problemas nos freios e entrou na Área de Escape do km 671,7 da BR-376/PR, em Guaratuba, sentido Santa Catarina.

Foram necessários 38 metros para parada total do caminhão, e o motorista saiu ileso do incidente.

Já na manhã do dia 22/01, sábado, outra entrada foi registrada na Área de Escape do km 667,3 da BR-376/PR, em Guaratuba, sentido Santa Catarina. Após apresentar falha nos freios, o caminhão com uma carga de tecido entrou 50 metros no dispositivo. Condutor e passageiro saíram ilesos.

Em longos declives, caminhões podem apresentar superaquecimento dos freios, o que impossibilita a parada do veículo da maneira tradicional. Isso se deve ao fato do uso muito constante do pedal de freios. O contato entre as lonas e o tambor de freio gera calor, que vai se acumulando e acaba por impedir o contato entre os componentes.

Quando isso acontece, o motorista pouco pode fazer, e as áreas de escape são fundamentais para a parada com segurança desses veículos, sem risco de acidente.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Deixe um comentário!