Caminhoneiros dos Estados Unidos vão iniciar protesto semelhante ao do Canadá
O Freedom Convoy, em Ottawa, capital do Canadá, foi encerrado no último final de semana, após o governo de Justin Trudeau utilizar a força policial para encerrar os protestos. Mas o uso da força contra os manifestantes não está desestimulando o People’s Convoy, ou Comboio do Povo, que vai acontecer nos Estados Unidos.
De acordo com os organizadores do movimento, caminhoneiros de todo o país deve ser reunir para uma viagem de 4 mil quilômetros, saindo da costa do Oceano Pacífico, até a capital, Washington, onde vão se reunir. O protesto é contra as medidas restritivas relacionadas à pandemia do coronavírus.
Os manifestantes querem que a economia estadunidense volte a girar, reabrindo o país. A viagem deverá durar onze dias, e a concentração vai acontecer próxima à capital, mas não na Casa Branca, como aconteceu no Canadá.
A Guarda Nacional dos Estados Unidos já mobilizou centenas de soldados para garantir o tráfego livre em rodovias e para reprimir o movimento. Em alguns locais, veículos militares foram posicionados.
Um dos organizadores do movimento, Kyle Sefcik, fez um vídeo para o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, dizendo que o movimento só vai acabar quando o presidente derrubar o passaporte sanitário e exigência de vacinas.
Ele também afirma que o movimento será pacífico, e destacou que fez o vídeo para que o mundo saiba quem são e quais são os planos, sem que haja mentiras e desinformação sobre o movimento.
Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro