Caterpillar chega a marca de 500 caminhões autônomos em todo o mundo

por Blog do Caminhoneiro

A Caterpillar oferece há vários anos a opção de caminhões fora-de-estrada totalmente autônomos, para operações em minas. No início de fevereiro, a empresa realizou a entrega da 500º unidade.

De acordo com a empresa, a tecnologia autônoma parece mágica, devido ao tamanho dos caminhões. Mas, não é mágica. É tecnologia avançando. Os primeiros protótipos de caminhões de mineração autônomos da Caterpillar, do modelo 777C, foram testados nos anos de 1994 e 1995, em uma mina de calcário no Texas, realizando mais de 5 mil viagens em uma rota de 4 quilômetros.

Atualmente, a empresa é a maior provedora do mundo de tecnologia autônoma para caminhões fora-de-estrada no mundo. Alguns veículos rodam 24 horas por dia, parando apenas para abastecimento e para as manutenções programadas, garantindo uma grande ampliação da produtividade.

“Parabéns à equipe Caterpillar e aos nossos clientes por alcançarem este marco impressionante. Ter 500 caminhões autônomos em operação em todo o mundo é uma evidência tangível de nossa capacidade de inovar e uma indicação clara do compromisso da Caterpillar com o futuro da mineração”, disse a Presidente do Grupo Caterpillar Resource Industries, Denise Johnson.

Até o final de 2021, esses caminhões transportaram mais de 4 bilhões de toneladas de cargas, viajando por mais 145 milhões de quilômetros, sem que um operador estivesse dentro da cabine.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Deixe um comentário!