Dekotora – O estilo que surgiu em um filme e destaca caminhões com muito brilho no Japão

por Blog do Caminhoneiro

Um caminhão enfeitado que foi um dos protagonistas de uma série de filmes no Japão foi responsável pela criação de um estilo único no mundo, os Dekotora. A série de filmes Torakku Yarō, ou Caras dos Caminhões, foi lançada entre 1975 a 1979, trazendo as aventuras vividas por dois caminhoneiros no Japão.

Os caminhões que eles dirigiam eram bastante decorados, se destacando nas estradas dos caminhões comuns que eram usados até então. Com o sucesso dos filmes, mais e mais caminhoneiros passaram a personalizar seu veículos, e, querendo se destacar mais do que os outros, acabaram criando um estilo próprio, que segue até hoje.

Os Dekotora são caminhões completamente modificados, muitas vezes escondendo até mesmo o modelo real do veículo em baixo de dezenas de peças. Dekotora significa Decorated Truck. Tudo começou com o uso de peças usadas, encontradas em ferros-velhos espalhados pelo país, além de muia pintura, que recobre todas as peças que não são cromadas. Além disso, os caminhões recebem luzes, muitas lezes, por toda a carroceria, destacando os veículos ainda mais durante à noite.

Atualmente, muitos dos caminhões Dekotora são personalizados para que a dianteira fique parecendo com o rosto dos robôs gigantes da cultura popular japonesa.

Com o passar dos anos, a quantidade de Dekotora foi diminuindo, já que as modificações são muito caras, as vezes chegando ao mesmo valor pago nos caminhões. Mas eles não desaparecem, e, eventualmente, são realizados encontros dos caminhões decorados em algumas regiões do Japão.

Derivando dos Dekotora, surgiu as Dekochari, um padrão de decoração semelhante ao usado nos caminhões, mas instalado em bicicletas. Essa foi uma forma das crianças e jovens entrarem no mundo dos Dekotora, enquanto ainda não podem dirigir os grandes caminhões.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Deixe um comentário!