Scania vende 100 caminhões totalmente elétricos para empresa da Dinamarca

por Blog do Caminhoneiro

As vendas de caminhões elétricos tem crescido rapidamente em todo o mundo, e cada vez mais, as montadoras atendem a pedidos maiores desse tipo de veículo. Na tarde de ontem, 1º de março, a Scania anunciou a venda de 100 caminhões totalmente elétricos, da série L, para a empresa Amager Ressourcecenter (ARC), que realiza a coleta de lixo doméstico em Copenhague, na Dinamarca. As duas primeiras unidades foram entregues, para testes, em dezembro do ano passado.

A frota de caminhões elétricos, que não emite poluentes em sua operação, contribuirá para melhorar a qualidade do ar e reduzir o ruído para os moradores da região da capital dinamarquesa. As cabines da série L, de entrada baixa, a maioria também com o Scania City Door, melhorarão as condições de trabalho dos motoristas e tripulantes com sua ergonomia e conforto do motorista, otimizados para operações de transporte urbano que incluem paradas frequentes.

De acordo com a Scania, o pedido compreende 72 caminhões equipados com coletores de lixo, seis basculantes e um caminhão equipado com um elevador, que podem se somar a outros 24 veículos, a serem entregues posteriormente. Além dos veículos, a Scania vai fornecer manutenção preventiva e corretiva para os veículos, por até 10 anos.

“Foi importante para nós que os caminhões tivessem um alto nível de segurança e novas soluções de segurança inovadoras. A Scania também ofereceu treinamento e educação abrangentes, incluindo uma combinação com uma forte rede de serviços que garante alto tempo de atividade”, diz Jacob Hartvig Simonsen, diretor administrativo da ARC

“Um dos motivos da escolha da Scania foi a ‘porta do ônibus’ do lado do passageiro. Ele foi projetado como uma porta giratória de vidro com uma grande área de vidro ininterrupta em altura total que abre para dentro e permite entrada e saída rápidas e oferece ao motorista uma boa visão geral”, diz Per Fischer, responsável pelo contrato da ARC.

A capital da Dinamarca, Copenhague, quer se tornar a primeira capital neutra em carbono do mundo até 2025.

“A colaboração da Scania com a ARC é um ótimo exemplo de como trabalhamos em conjunto com clientes em potencial para analisar suas operações e identificar as especificações do veículo e as adaptações operacionais necessárias para que eles migrem para o elétrico. Um bom produto não é suficiente. É crucial trabalhar em estreita colaboração com o cliente, assim como a equipe na Dinamarca fez de maneira fantástica, para entender e resolver os novos desafios que a eletrificação traz. Ao fornecer uma consultoria que olha para toda a operação, garantimos que nossa oferta atenda às necessidades do cliente”, diz Fredrik Allard, chefe de mobilidade elétrica da Scania.

Os dois primeiros caminhões da série L totalmente elétricos foram entregues em dezembro de 2021, e o restante da frota será entregue ao longo de 2022 e no primeiro semestre de 2023.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Deixe um comentário!