Haulmax 3900D é um meio termo no segmento de mineração

Estamos bastante acostumados a ver caminhões de mineração fora-de-estrada com chassi rígido transportando centenas de toneladas de minérios a cada viagem, ou então modelos baseados em caminhões rodoviários, preparados para operações extremas, com capacidade para até 50 toneladas de carga de cada vez. Vendo essa falta de um modelo intermediário, a empresa Elphinstone, da Austrália, desenvolveu o caminhão Haulmax 3900.

O modelo é um caminhão mais estreito e baixo que os tradicionais caminhões gigantes de mineração, e é oferecido em versão basculante, tanque ou como cavalo-mecânico. Mesmo com o visual diferente do tradicional, o caminhão traz um trem de força 100% Caterpillar, o que tem atraído centenas de clientes.

Mesmo sendo menor que os modelos fora-de-estrada, o caminhão não é pequeno. São 14,1 metros de comprimento, 4,85 metros de largura e 5,24 metros de altura. Quando equipado com uma báscula, a capacidade de carga pode chegar aos 90 metros cúbicos de material. A versão cavalo mecânico é um pouco mais curta, com 12,85 metros, mas não deixa de impressionar.

O câmbio tem sete marchas, e a velocidade máxima fica na casa dos 60 km/h. A força vem de um motor Caterpillar C27, de 27 litros de cilindrada, com 12 cilindros, que pode ter uma potência total de 787 cavalos e toruqe de 3.501 Nm.

Vazio, o peso chega às 53,5 toneladas, e na versão cavalos mecânico, o caminhão pode movimentar até 230 toneladas de Peso Bruto Total Combinado.

A Elphinstone garante que o caminhão pode ser operado por até 60 mil horas, cerca de 3 vezes mais do que modelos menores, e pode transportar cargas por até 50 quilômetros, sem comprometer a vida útil dos pneus.

As vendas se concentram na Austrália, Nova Zelândia, Canadá, África e América do Sul. No Brasil, o caminhão é oferecido desde 2020.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Deixe um comentário!

O Royal Eagle é um Scania 143 como você nunca viu T112MC – Scania desenvolveu modelo exclusivo para a Nova Zelândia Você lembra do seriado “As Aventuras de BJ” nos anos 1980? Caminhões chineses são equipados com cabine de modelo da década de 1970 Conheça o transporte Piggyback, muito usado nos Estados Unidos