MP de São Paulo investiga sindicatos de caminhoneiros que recebiam propina de concessionárias de rodovias

De acordo com o Ministério Público Estadual de São Paulo, os valores podem chegar a quase R$ 2 milhões, e serviam para garantir que os sindicatos apoiassem pautas de interesse das concessionárias, como a manutenção da cobrança por eixo erguido nos pedágios.

“Entre 2004 e 2015, foram realizados pagamentos a sindicalistas líderes dos caminhoneiros autônomos e frotistas, por todas as concessionárias”, registra o anexo do processo. Os pagamentos variaram de R$ 111 mil a R$ 350 mil. Custo que teria sido rateado entre as concessionárias, administradoras de rodovias estaduais paulistas, a maior parte delas, ainda com contratos ativos.

Além do pagamento de valores por bimestre ou trimestre pelas concessionárias aos sindicatos, também havia o pagamento de quantias repassadas em algumas ocasiões específicas, como antes de greves e no caso da cobrança do eixo suspenso nos pedágios do estado.

RECOMENDADO  Transportadora terá que pagar quase R$ 40 mil por 134 evasões de pedágio

“Eventualmente, foram pagas algumas quantias a mais, esporadicamente, em relação a eventos específicos, como, por exemplo, a discussão da cobrança de eixos suspensos, para que os sindicalistas defendessem tal cobrança. Os sindicatos se portaram sempre alinhados com os interesses das concessionárias de rodovias”, afirmou o ex-presidente do Grupo Ecovias, Marcelino Rafart de Seras, que fez um acordo de delação com o MP.

De acordo com reportagem do SBT News, foram citados na delação os sindicalistas José Araújo Silva, o China, da União Nacional dos Caminhoneiros (Unicam), Geraldo Vianna, que era da Associação Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas e Logística (NTC), o presidente da Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam), José da Fonseca Lopes, Flávio Benatti, da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo (Fetcesp) e Norival de Almeida Silva, presidente do Sindicam-SP.

A investigação ainda deverá continuar pelos próximos meses, para responsabilização de outros envolvidos no esquema.

RECOMENDADO  Transportadora terá que pagar quase R$ 40 mil por 134 evasões de pedágio

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro | Com informações do SBT News | Foto de Miguel Schincariol/AFP

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Um comentário em “MP de São Paulo investiga sindicatos de caminhoneiros que recebiam propina de concessionárias de rodovias

Comentários estão encerrado.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading