Maior caminhão já construído pela Mack está abandonado
A Mack Trucks é uma das mais tradicionais montadoras de caminhões dos Estados Unidos, com uma história de mais de 120 anos. Atualmente, a empresa faz parte do Grupo Volvo, e produz uma linha de caminhões rodoviários e vocacionais.
Além dos modelos mais tradicionais, a montadora já produziu diversas linhas de veículos, inclusive modelos fora-de-estrada. Esse desenvolvimento começou ainda na década de 1920, com o modelo Mack AP. Entre 1936 e 1979, a montadora seguiu produzindo uma linha de caminhões, especialmente basculantes, com capacidades entre 15 e 100 toneladas.
A série M, produzida entre 1960 e 1979, teve três icônicos caminhões, chamados de M100, produzidos. Esses ainda são os maiores caminhões Mack já produzidos, e todos saíram de fábrica como basculantes.
Esses eram caminhões 6×4, com capacidade de 100 toneladas de carga, equipados com motores Detroit Diesel 16V71, com 1.000 cavalos de potência. Os três foram usados em mineração por vários anos, e uma das unidades, ao longo do tempo, teve a caçamba removida e passou a realizar o transporte de cargas superdimensionadas.
Atualmente, o caminhão está no pátio de uma empreiteira, acoplado a um implemento tipo prancha, de quatro eixos. Era usado, no final de sua vida útil, para o transporte de estacas de fundação de grandes obras.
Nas redes sociais, alguns usuários tentam contato com o museu da Mack, buscando que o caminhão passe a fazer parte do acervo histórico, e não seja consumido pela ação do tempo.
Sobre as outras duas unidades não há notícia recente, e não se sabe o paradeiro. Talvez o caminhão fotografado seja o único que restou da linha M100.
Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro | Fotos de Lucibello Heavy Equipment photography
Parabéns pelo trabalho.
Tomara que consigam levar essa relíquia pra algum museu.
Parabéns pela matéria. Só quem gosta disto vai entender quão singular é esse caminhão.