Maior caminhão já construído pela Mack está abandonado

A Mack Trucks é uma das mais tradicionais montadoras de caminhões dos Estados Unidos, com uma história de mais de 120 anos. Atualmente, a empresa faz parte do Grupo Volvo, e produz uma linha de caminhões rodoviários e vocacionais.

Além dos modelos mais tradicionais, a montadora já produziu diversas linhas de veículos, inclusive modelos fora-de-estrada. Esse desenvolvimento começou ainda na década de 1920, com o modelo Mack AP. Entre 1936 e 1979, a montadora seguiu produzindo uma linha de caminhões, especialmente basculantes, com capacidades entre 15 e 100 toneladas.

A série M, produzida entre 1960 e 1979, teve três icônicos caminhões, chamados de M100, produzidos. Esses ainda são os maiores caminhões Mack já produzidos, e todos saíram de fábrica como basculantes.

Esses eram caminhões 6×4, com capacidade de 100 toneladas de carga, equipados com motores Detroit Diesel 16V71, com 1.000 cavalos de potência. Os três foram usados em mineração por vários anos, e uma das unidades, ao longo do tempo, teve a caçamba removida e passou a realizar o transporte de cargas superdimensionadas.

Atualmente, o caminhão está no pátio de uma empreiteira, acoplado a um implemento tipo prancha, de quatro eixos. Era usado, no final de sua vida útil, para o transporte de estacas de fundação de grandes obras.

Nas redes sociais, alguns usuários tentam contato com o museu da Mack, buscando que o caminhão passe a fazer parte do acervo histórico, e não seja consumido pela ação do tempo.

Sobre as outras duas unidades não há notícia recente, e não se sabe o paradeiro. Talvez o caminhão fotografado seja o único que restou da linha M100.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro | Fotos de Lucibello Heavy Equipment photography

2 comentários

Marco 04/06/2022 - 21:01

Parabéns pelo trabalho.
Tomara que consigam levar essa relíquia pra algum museu.

Reply
Edison 02/06/2022 - 19:30

Parabéns pela matéria. Só quem gosta disto vai entender quão singular é esse caminhão.

Reply

Deixe um comentário!

Na década de 1980, caminhão elétrico já era realidade no Brasil Conheça os caminhões mais vendidos do Brasil em novembro Caterpillar apresenta caminhão gigante totalmente elétrico Caminhoneiros estão cada vez mais procurados pelas transportadoras Caminhoneiro recém contratado depena caminhão nos EUA