Maior caminhão já construído pela Mack está abandonado

A Mack Trucks é uma das mais tradicionais montadoras de caminhões dos Estados Unidos, com uma história de mais de 120 anos. Atualmente, a empresa faz parte do Grupo Volvo, e produz uma linha de caminhões rodoviários e vocacionais.

Além dos modelos mais tradicionais, a montadora já produziu diversas linhas de veículos, inclusive modelos fora-de-estrada. Esse desenvolvimento começou ainda na década de 1920, com o modelo Mack AP. Entre 1936 e 1979, a montadora seguiu produzindo uma linha de caminhões, especialmente basculantes, com capacidades entre 15 e 100 toneladas.

A série M, produzida entre 1960 e 1979, teve três icônicos caminhões, chamados de M100, produzidos. Esses ainda são os maiores caminhões Mack já produzidos, e todos saíram de fábrica como basculantes.

Esses eram caminhões 6×4, com capacidade de 100 toneladas de carga, equipados com motores Detroit Diesel 16V71, com 1.000 cavalos de potência. Os três foram usados em mineração por vários anos, e uma das unidades, ao longo do tempo, teve a caçamba removida e passou a realizar o transporte de cargas superdimensionadas.

Atualmente, o caminhão está no pátio de uma empreiteira, acoplado a um implemento tipo prancha, de quatro eixos. Era usado, no final de sua vida útil, para o transporte de estacas de fundação de grandes obras.

Nas redes sociais, alguns usuários tentam contato com o museu da Mack, buscando que o caminhão passe a fazer parte do acervo histórico, e não seja consumido pela ação do tempo.

Sobre as outras duas unidades não há notícia recente, e não se sabe o paradeiro. Talvez o caminhão fotografado seja o único que restou da linha M100.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro | Fotos de Lucibello Heavy Equipment photography

2 comentários

Marco 04/06/2022 - 21:01

Parabéns pelo trabalho.
Tomara que consigam levar essa relíquia pra algum museu.

Reply
Edison 02/06/2022 - 19:30

Parabéns pela matéria. Só quem gosta disto vai entender quão singular é esse caminhão.

Reply

Deixe um comentário!

Auxílio de R$ 1.000 para caminhoneiros é aprovado Conheça os detalhes do projeto Roda Bem Caminhoneiro Scania já teve 13 séries especiais no Brasil Conheça a nova série especial da Scania O Royal Eagle é um Scania 143 como você nunca viu