Novos eixos Meritor MS-18X HD são anunciados para o mercado brasileiro

A partir de 2023, caminhões produzidos no Brasil poderão ser equipados com os novos eixos Cummins Meritor 18X HD (Heavy Duty), para composições com até 58,5 toneladas de Peso Bruto Total Combinado (PBTC).

O novo eixo foi desenvolvido pelo time de engenharia no Brasil de forma a suportar os clientes com soluções que atendam a nova regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito, descrita na Resolução 882.

Em vigor desde janeiro de 2022, a norma traz novos limites de carga transportada e configurações. Derivado do modelo existente MS-18X, o novo MS-18X HD está em fase de validação e o início de sua fabricação está previsto para meados de 2023.

“O MS-18X HD para veículos 6×2 estradeiro chega para atender às necessidades do mercado numa proposta mais avançada. Projetamos um novo design do sistema do diferencial do eixo por meio de novas engrenagens e conjunto de rolamentos de forma a proporcionar maior confiabilidade nas aplicações”, disse Fabio Brandão, diretor de Engenharia e Estratégia da Cummins Meritor.

Com várias inovações, o eixo teve um aumento de 11% na capacidade de carga transportada em comparação com o eixo MS-18X. As melhorias desenvolvidas e implementadas deste novo design são intercambiáveis com o modelo base, ou seja, não geram impacto com a interface de suspensão do veículo.

“Desenvolver versões robustas de produtos vai além de cálculos e simulações, é importante conhecer as aplicações e suas características para oferecer uma solução que atenda com excelência aos clientes finais, mantendo a confiança da marca de veículo que utilizam”, reforça o diretor.

O MS-18X HD integra a estratégia da Cummins Meritor em implementar tecnologias de desenvolvimento dedicadas ao conceito Powerdense, ou seja, projetar componentes otimizados para atender tecnicamente às capacidades das aplicações dos clientes, contribuindo com um sistema mais robusto, compacto e otimizado, além do apelo ambiental no final do ciclo de vida do produto.

Além disso, a novidade incorpora a tecnologia exclusiva e patenteada da Cummins Meritor do conjunto diferencial com solda a laser, a qual proporciona confiabilidade superior eliminando itens de garantia inerentes ao uso nas aplicações de maior severidade do eixo, bem como uma redução significativa de serviços relacionados aos ciclos de garantia dos veículos, eliminando a manutenção preventiva destes componentes.

“Solução foi desenvolvida para reduzir custos e elevar a disponibilidade do equipamento em operação”, finaliza o diretor.

Deixe um comentário!

Na década de 1980, caminhão elétrico já era realidade no Brasil Conheça os caminhões mais vendidos do Brasil em novembro Caterpillar apresenta caminhão gigante totalmente elétrico Caminhoneiros estão cada vez mais procurados pelas transportadoras Caminhoneiro recém contratado depena caminhão nos EUA