Uso de caminhões elétricos poderá salvar milhares de vidas nos próximos anos

A redução da emissão de poluentes com a utilização de caminhões elétricos e fontes de energia limpas poderá reduzir o número de mortes decorrentes da poluição e problemas de saúde, especialmente respiratórios. A informações foram levantadas por uma estudo da American Lung Association.

Essa associação se concentra nos impactos da poluição de caminhões a diesel e os efeitos da redução da poluição em áreas por onde passam mais de 8.500 caminhões por dia.

A mudança para caminhões elétricos em grandes cidades deverá gerar uma economia de US$ 735 bilhões em saúde até 2050, evitar 66.800 mortes prematuras e mais de 1,75 milhão de problemas respiratórios, como asma.

A American Lung Association destaca que o número de caminhões, ônibus e outros veículos a diesel soma apenas 6% do total de veículos nos Estados Unidos, mas eles são responsáveis pela geração da maior parte da poluição.

Os testes mostraram que os veículos pesados geraram a maior parte da poluição registrada em 2020 nesses grandes centros, sendo responsáveis pela emissão de quase 60% do ozônio, 55% do material particulado, entre outros.

“Queríamos analisar os benefícios potenciais da mudança para emissão zero no setor de serviços pesados, porque sabemos que essa pequena parte da frota está causando o maior dano aos pulmões das pessoas”, disse o diretor nacional de advocacia e ar limpo da associação, Will Barrett.

A entidade também mostrou que o número de problemas causados pela poluição é maior em áreas mais próximas à rodovias de grande movimento, e locais como centros de distribuição, áreas de parada e outros também oferecem mais problemas à vizinhança.

Nos Estados Unidos, que tem uma população de 330 milhões de pessoas, cerca de 72 milhões vivem próximos à rotas movimentadas, que tem muito tráfego de caminhões.

Para a associação, a transição que já está ocorrendo, com o uso cada vez mais frequente de caminhões elétricos e movidos por outros combustíveis alternativos vai fazer a diferença em poucos anos, impactando positivamente principalmente a população mais suscetível ao problemas causados pela poluição.

“Nos Estados Unidos, 40% da população vive em comunidades afetadas pelo ar insalubre. Realmente deveria ser uma alta prioridade para os formuladores de políticas agirem, e a mudança para veículos de emissão zero pode essencialmente eliminar o impacto dos escapamentos de diesel da noite para o dia”, finalizou Barrett.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Deixe um comentário!

VW Constellation está sendo negociado na Holanda Caminhões mais potentes do mundo são chineses Conheça os caminhões mais potentes do Brasil Volvo FH 540 é o caminhão mais vendido do Brasil Conheça o NIKOLA TRE movido a hidrogênio