Governo dos Estados Unidos vai proteger caminhoneiros dos atravessadores de fretes

Apesar de uma legislação mais forte em relação à brasileira no setor de transportes, os Estados Unidos ainda enfrentam alguns problemas nesse setor, com o desrespeito às relações entre os contratantes de fretes e os transportadores.

Boa parte dos problema relatados é em relação ao pagamento dos fretes, quando são gerenciados por corretores e despachantes de frete, chamados por lá de freight brokers e freight forwarders.

Na última quinta-feira, a Federal Motor Carrier Safety Administration (FMCSA) apresentou uma nova regulamentação, que visa proteger os caminhoneiros e transportadoras, aumentando as responsabilidades financeiras dos despachantes de fretes.

De acordo com a FMCSA, será exigido um valor de seguro dessas empresas, totalizando cerca de US$ 75 mil por empresa, para garantir o pagamento de fretes que são indevidamente retidos.

No ano passado, o órgão federal recebeu denúncias contra 440 corretores, cerca de 1,3% do total do país. Se a nova regra entrar em vigor, os caminhoneiros poderão cobrar do governo o pagamento de seus fretes, valor que será retirado do depósito de garantia desses corretores.

“A FMCSA acredita que a maioria dos corretores opera com integridade e mantém os contratos feitos com caminhoneiros e transportadoras. No entanto, uma minoria de corretores com práticas comerciais sem escrúpulos pode criar dificuldades financeiras desnecessárias para os transportadores desavisadas”, afirmou a agência.

Caso o despachante seja cobrando pelo não pagamento de um frete, o governo vai reduzindo uma pontuação dele, até que o título de corretor seja revogado, perdendo o direito de oferecer novas cargas aos transportadores.

A regra entrou em uma consulta pública, que vai durar 60 dias, e depois disso será novamente analisada, com as propostas enviadas pelos interessados, até que se tenha o texto final, que deve entrar em vigor a partir de junho ou julho. Foto de Granitefan713 (David B.)

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

One thought on “Governo dos Estados Unidos vai proteger caminhoneiros dos atravessadores de fretes

  • 06/01/2023 em 13:42
    Permalink

    Um país de verdade mostrando como se trata uma classe trabalhadora.

    Resposta

Deixe um comentário!

Conheça o NIKOLA TRE movido a hidrogênio Caminhões comemorativos viram febre entre transportadoras Centenas de vagas de emprego para caminhoneiros Conheça o super caminhão futurista da Peterbilt 300 vagas para caminhoneiros brasileiros em Portugal