JAC apresenta caminhão elétrico semelhante ao Tesla Semi

O Tesla Semi tem um design completamente diferente de qualquer caminhão atual, e qualquer outro veículo que chegue perto que do que a Tesla desenvolveu mostra uma clara inspiração no modelo norte americano.

É o caso da montadora chinesa JAC, que participou de um grande evento de demonstração de novos veículos, organizado pelo governo da China. Além de modelos tradicionais a diesel, a fabricante apresentou o JAC HFC4259SEV01, um caminhão totalmente elétrico feito em parceria com diversas empresas.

De acordo com montadora, Lionbridge, Baidu, Suzhou Green Control e CATL fornecem tecnologias para o veículo.

A cabine parece ser menor do que a do Tesla Semi, mas segue exatamente o mesmo princípio de desenvolvimento, com o para-brisa muito inclinado, visando a aerodinâmica máxima, como forma de aumentar a autonomia das baterias.

Um detalhe curioso é que o caminhão utiliza espelhos retrovisores tradicionais, e o espelho frontal é colocado abaixo do para-brisa, devido à grande inclinação da cabine.

A potência anunciada é de 492 KW, o que equivale a 668 cavalos, obtidos a partir de dois motores elétricos desenvolvidos pela Suzhou Green Control. As baterias são de fosfato de ferro lítio, fornecidas pela CATL, e devem garantir uma autonomia de mais de 200 quilômetros.

A JAC diz que o peso do caminhão vazio (tara) é de 11 toneladas, e que a capacidade máxima de tração é de quase 38 toneladas, colocando o caminhão exatamente no mesmo padrão norte-americano.

A JAC não deu mais detalhes sobre o caminhão, como autonomia, preço e início da produção, sendo feita apenas a exibição de um protótipo.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Deixe um comentário!

Conheça o NIKOLA TRE movido a hidrogênio Caminhões comemorativos viram febre entre transportadoras Centenas de vagas de emprego para caminhoneiros Conheça o super caminhão futurista da Peterbilt 300 vagas para caminhoneiros brasileiros em Portugal