Mercedes-Benz atualiza caminhão militar Zetros

O último caminhão Mercedes-Benz bicudo em produção é o Zetros. Voltado para operações militares e encomendas especiais, o gigante compartilha a maioria dos componentes com outros modelos atuais da montadora, como o Arocs e o Unimog.

Na última feita militar IDEX 2023, realizada em Abu Dhabi, a montadora apresentou novidades para o modelo. A primeira novidade da nova geração é uma nova cabine, batizada de American, projetada para operar em condições mais severas.

A cabine é mais baixa, permitindo o uso de carrocerias especiais, como como plataformas de perfuração ou escadas giratórias.

O modelo recebe motorização Mercedes-Benz de 12,8 litros, em versões Euro 3 e Euro 5, para atender mercados do mundo todo.

Outra novidade apresentada é na tração. Anteriormente o caminhão era oferecido apenas com tração 4×4 e 6×6, e agora passa a contar com variantes 4×2 e 6×4. Graças ao projeto robusto, o caminhão pode transportar composições de até 80 toneladas como um caminhão rígido de três eixos, ou até 120 toneladas como cavalo mecânico.

Mercedes-Benz Zetros 3351 A 6×6

O Zetros 3351 A 6×6, construído pela Mercedes-Benz Special Trucks, pode facilmente lidar com buracos e buracos de lama, montanhas e colinas, areia, poeira, frio e calor. Isso se aplica principalmente à primeira versão do veículo com pneus sem câmara no tamanho 525 em combinação com o sistema automático de controle da pressão dos pneus.

O chassi apresentado na IDEX 2023 é movido pelo poderoso motor OM 460 Euro V, de seis cilindros em linha, com um deslocamento de 12,8 litros. O motor a diesel oferece impressionantes 510 cv de potência com torque de 2.400 Nm.

A transmissão automática Allison 4500SP tem seis marchas, e permite uma partida mais rápida e ao mesmo tempo mais suave e uma aceleração sem interrupções na força de tração, graças à seleção de marcha totalmente automática em muitas situações. Isso, por sua vez, torna mais fácil para os motoristas operar o veículo com sucesso e sem problemas.

O gigante mede 9 metros de comprimento, por 2,8m de largura e 2.9m de altura com uma distância entre eixos de 4,450 metros. A distância entre eixos comparativamente curta resulta em um maior ângulo de rampa e, portanto, otimiza a dirigibilidade em terrenos off-road.

O veículo tem um peso bruto admissível de 33 toneladas (7,5 toneladas no eixo dianteiro e 13 toneladas cada nos dois eixos traseiros) e um peso bruto combinado de 120 toneladas. A cabine com assento central oferece espaço para três pessoas.

O chassi permite que o Zetros 3351 A 6×6 seja usado em uma ampla gama de aplicações – seja para o transporte de pessoas, materiais ou contêineres. No entanto, tanques de água ou tanques de combustível também são possíveis.

Mercedes-Benz Zetros 4042 AS 6×6

O cavalo mecânico 4042 AS 6×6 exibido na IDEX 2023 é um complemento à linha de produtos disponível desde 2022. O motor OM 460 Euro III de seis cilindros em linha também tem 12,8 litros de cilindrada, e oferece 421 cavalos de potência com 2.100 Nm de torque. O chassi é equipado com uma transmissão Mercedes-Benz G260-16 voltada para operações off-road.

As dimensões desse Zetros são de 8,8 metros de comprimento, por 2,5 metros de largura e 3,5m de altura, com uma distância entre eixos de 4.800 milímetros. O veículo tem um peso bruto total combinado admissível de 40 toneladas (9 toneladas no eixo dianteiro e duas vezes 16 toneladas nos eixos traseiros) e um peso bruto total combinado de 120 toneladas. A cabine tem espaço para 3 pessoas.

O Zetros possui pneus individuais sem câmara nos eixos dianteiro e traseiro (14,00 R 20 Cross Country) para excelente tração em solo macio.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Deixe um comentário!

Caminhões mais potentes do mundo são chineses Conheça os caminhões mais potentes do Brasil Volvo FH 540 é o caminhão mais vendido do Brasil Conheça o NIKOLA TRE movido a hidrogênio Caminhões comemorativos viram febre entre transportadoras