CaminhõesDestaquesNotíciasNotícias

Asa Express, de Santos, é a primeira cliente da Scania Locação

O serviço de aluguel de caminhões da Scania, chamado de Scania Locação, já teve os primeiros veículos entregues. A empresa Asa Express, que atua na Baixada Santista, recebeu três unidades do Scania P370 6×2.

“Essa modalidade de locação de caminhões é muito importante para o mercado. Nós tínhamos uma cultura de compra de caminhões e hoje a gente vê que a locação é muito vantajosa. Primeiro porque o custo de compra de um caminhão não é baixo. Depois tem o retorno tributário, a questão da manutenção, o seguro que a gente também não paga, e o fato de recebermos um caminhão novo. É a junção de uma série de fatores importantes. Fizemos uma conta, entendemos o custo-benefício pela redução dos gastos e sabemos que vamos ver o resultado no bolso no final do mês”, explica Valdir Santos, proprietário da Asa Express.

A empresa, que conta com matriz no Porto de Santos, em São Paulo, tem mais de 30 anos no mercado e é especializada no transporte rodoviário de cargas provenientes do comércio exterior, além de atuar nos segmentos automotivo, químico, eletroeletrônico e cargas excedentes.

“Com a Scania Locação o cliente pode ter toda a experiência da marca Scania também em locação. Especificamos o caminhão correto para a operação do cliente para que ele tenha a máxima rentabilidade, além de toda a solução Scania inclusa, que aumenta a disponibilidade e eficiência da operação”, ressalta Renata Campos, gerente executiva da Scania Locação.

A nova modalidade foi apresentada aqui no Brasil em novembro de 2022, durante a Fenatran.

Scania Locação

A Scania é a mais nova montadora de caminhões a apostar no segmento de locação de veículos. Junto com o anúncio da nova linha de caminhões Euro 6, a montadora destacou a criação da Scania Locação, uma empresa de aluguel de caminhões que vai operar a partir de 2023.

RECOMENDADO  Conheça o único Scania 109 Super, um caminhão artesanal que parece oficial da Scania

A grande vantagem, de acordo com a Scania, é que a operação e administração do serviço será feito pela própria fabricante, e os clientes interessados poderão se dirigir às concessionárias Scania espalhadas pelo Brasil para fecharem os contratos de locação.

Na fase inicial, estarão contemplados os caminhões da nova linha P8/Euro 6, incluindo a gama movida a gás natural e/ou biometano.

“A Scania Locação chega para somar ao nosso portfólio de soluções aos clientes. Ele não chega para substituir as vendas dos novos. Pelo contrário, os clientes que tiverem interesse nessa modalidade vão poder expandir o perfil de operação de transporte”, explica Silvio Munhoz, diretor-geral das Operações Comerciais da Scania no Brasil.

A nova empresa nasceu do movimento que tem ocorrido no mercado nacional, com a locação de caminhões e outros equipamentos pesados ganhando força em diversas operações, especialmente no segmento madeireiro e canavieiro.

“Começamos a perceber uma tendência de aceitação pelo aluguel de caminhões, mudando um pouco o perfil conservador do transporte brasileiro. Fomos então beber na fonte mais indicada. Na Europa, o aluguel – leasing operacional de caminhões é uma realidade há mais de 30 anos. Naquele continente, temos mais de 6 mil caminhões locados. A experiência está mais do que comprovada. Após um profundo projeto de viabilidade, decidimos ser este o momento correto de entrar nesse negócio no Brasil. Um dos diferenciais será que a própria Scania será a responsável pela administração do negócio”, afirma Munhoz.

RECOMENDADO  Linhas de eixo e caminhões tratores - conheça alguns conjuntos diferenciados

A locação permite que os clientes recebam os caminhões prontos para a operação em que serão usados, especificados corretamente, e também contando com solução de serviços e apoio dos Serviços Financeiros Scania.

Os clientes poderão locar os caminhões com pacotes de serviços que trarão conectividade, programas de manutenção, Scania FIT (que permite monitorar os caminhões e entender qual a melhor maneira de otimizar a performance daquela operação) e assistência técnica 24 horas.

Estarão disponíveis para locação todos os modelos Euro 6 da Scania, incluindo a linha Super e os novos V8, com potências de 660 e 770 cavalos, as mais altas do país.

“Também na locação, vamos propiciar mais rentabilidade, disponibilidade, eficiência energética e segurança para os clientes. Os transportadores terão a possibilidade de assinar contratos a partir de apenas um caminhão e com prazos de 24 a 60 meses. Caso precisem, poderão receber o conjunto completo, ou seja, com o implemento que necessitarem. Estamos falando de uma solução realmente personalizada e completa”, pontua Munhoz.

A Scania vê a locação como uma grande oportunidade de negócios, tanto para a montadora quanto para a rede de concessionários.

“Vamos começar aos poucos com essa solução no Brasil, e enxergamos um cenário positivo pela frente. Contaremos com o suporte dos grupos econômicos que representam a Scania pelo país e que estarão conosco nesse novo negócio”, conclui Munhoz.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

One thought on “Asa Express, de Santos, é a primeira cliente da Scania Locação

  • A Lots, uma empresa de locação, também do grupo SCANIA, vai sair do mercado, ou vai haver uma fusão?

Fechado para comentários.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading