CABTEC – A Join Venture de 1984 que deu origem às cabines DAF usadas até hoje

As Joint Ventures são investimentos conjuntos de empresas, que muitas vezes trabalham como concorrentes. Com isso, ganha-se escala de produção e muitos custos são reduzidos, o que também agiliza o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias.

É exatamente esse o caso da CABTEC, uma joint venture criada entre a holandesa DAF e a Enasa, que detinha as marcas Pegaso e Seddon Atkinson.
Fundada em 1984 pelas empresas, que na época pertenciam à International Harvester dos Estados Unidos, as montadoras tinham como objetivo desenvolver aquela que seria a cabine mais moderna da Europa.

Os primeiros caminhões equipados com a novíssima cabine, maior, mais confortável e tecnológica foram os Pegaso Troner, em abril de 1987.

Em agosto do mesmo ano chegava ao mercado o DAF 95 (imagem inicial), e no ano seguinte, 1988, inicio-se a produção do Seddon Atkinson Strato.

Em 1988, o DAF 95 foi premiado com o International Truck of the Year, boa parte graças a nova cabine.

Dois anos depois, em 1990, a Enasa foi vendida pela International para a Iveco, e uma nova cabine foi desenvolvida para os caminhões da montadora italiana em 1993, o que levou as marcas Pegaso e Seddon Atkinson a usarem a mesma base para os seus modelos.

Com isso, chegou ao fim a joint venture CABTEC. Mas a história dessa cabine não acabou junto com ela.

Os caminhões DAF continuaram a evoluir, e receberam atualizações, na Europa, nos anos de 1990, 1992, 1994, 1997, 2002, 2005, 2012 e 2017. Apesar de uma nova linha de cabines para os modelos DAF começar a ser vendida nesse ano, a CABTEC continua a ser usada em caminhões para exportação produzidos na Europa e também na operação brasileira da marca.

Por aqui, os modelos equipados com essa cabine devem ter muitos anos de vida ainda.

Claro que, como um projeto da década de 1980, a cabine CABTEC passou por dezenas de atualizações ao longo dos anos, para ficar mais segura e se adequar às novas legislações.

Mas é um feito e tanto para um projeto de mais de 35 anos.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

2 thoughts on “CABTEC – A Join Venture de 1984 que deu origem às cabines DAF usadas até hoje

  • 07/04/2023 em 21:26
    Permalink

    Cabines bem desenvolvidas duram muito e a evolução é ainda melhor. Parabéns a Daf. A resposta é uma marca nova com apenas 10 anos no Brasil. E líder de vendas.

    Resposta
  • 07/04/2023 em 10:20
    Permalink

    Caminhão horrível, projeto antigo, posição de dirigir horrível parece antiga Kombi,câmbio louco, colchão mole, banco ruim, enfim, credo!

    Caminhão é Scania e Volvo, quem trabalhou com esses dois, não engole esses projetos arcaicos desenvolvidos por engenheiros almofadinhas que só estudam, não dirigem, você trabalha 12 horas de direção em um Scania, fim do dia está perfeito, descansado, pega esses que se dizem caminhões e com 5 horas de trabalho você está um bagaço.

    Trabalho de São ao Chile, sei o que estou falando.

    Resposta

Deixe um comentário!

VW Constellation está sendo negociado na Holanda Caminhões mais potentes do mundo são chineses Conheça os caminhões mais potentes do Brasil Volvo FH 540 é o caminhão mais vendido do Brasil Conheça o NIKOLA TRE movido a hidrogênio