CCR AutoBAn orienta caminhoneiros sobre riscos da hipertensão arterial
Os caminhoneiros que trafegam pelo Sistema Anhanguera-Bandeirantes receberão orientações sobre os cuidados necessários para combater a hipertensão arterial. A ação será promovida nesta quinta-feira (27/04), das 7 às 11 horas, na área de descanso para motoristas que fica ao lado da base do Programa Caminhos para a Saúde, localizada no km 56 da Rodovia dos Bandeirantes, em Jundiaí. Nesta quarta-feira (26/04) é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial.
Os profissionais do Caminhos para a Saúde irão aferir a pressão dos caminhoneiros e alertarão sobre os riscos dessa doença silenciosa e com sintomas que aparecem somente quando a pressão sobe muito. A hipertensão acomete 30% da população brasileira, somando cerca de 38 milhões de brasileiros, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).
Já uma pesquisa realizada com os clientes que passaram pelo Programa Caminhos para a Saúde, revela que 12% das pessoas atendidas apresentaram alterações na pressão arterial. Esses dados são referentes a novembro de 2022 e março deste ano, sendo analisados 1.120 atendimentos em todas as bases do Programa. Dos exames alterados, 76% representam o público masculino.
Dentre os sintomas da hipertensão arterial estão dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal. Em caso de sintomas, a recomendação é procurar por um médico. Somente um profissional da área médica poderá determinar o melhor tratamento para cada paciente.
Os motoristas têm à disposição no Caminhos para Saúde exames de glicemia, colesterol, aferição da pressão arterial, cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), entre outros. A base conta também com equipamento odontológico e profissional da área, que realiza diversos procedimentos voltados à saúde bucal dos motoristas. É oferecido ainda serviço de podologia, corte de cabelo e massagem bioenergética. Todos os procedimentos são gratuitos.
Parada do Desabafo
Nesta quinta-feira os caminhoneiros também terão à disposição a Parada do Desabafo. É uma estrutura especial de acolhimento, conversa e muito conforto, que foi desenvolvida para atuar em prol da saúde mental e emocional dos caminhoneiros. Haverá uma tenda montada para atender os motoristas individualmente, com pessoas preparadas para ouvir e oferecer aconselhamento.
Programa Caminhos para a Saúde
- Local: km 56 da rodovia dos Bandeirantes (sentido Capital), em Jundiaí
- Horário de atendimento: de segunda a quinta-feira das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30. Sextas-feiras das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 16h30.
- Atendimento gratuito