Caminhões Freighliner são investigados por frenagens perigosas nos Estados Unidos
A National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) iniciou uma ampla investigação contra os caminhões Freighliner Cascadia, equipados com o sistema avançado de frenagem de emergência, após uma série de relatos de frenagens ocorrendo de forma aleatória.
De acordo com os documentos da NHTSA, diversos motoristas relataram que o sistema de frenagem de emergência, que só deve ser acionado em situações de emergências reais, acaba detectando objetos que não existem, e o sistema é acionado de forma inesperada, o que pode provocar acidentes, especialmente colisões traseiras.
As autoridades dizem ter recebido pelo menos 18 reclamações de clientes alegando que o sistema de frenagem de emergência foi ativado sem um obstáculo real na estrada, um evento conhecido como ‘falso positivo’.
“Os relatórios indicam que o veículo em questão aplicará os freios de serviço sem aviso ou intervenção do motorista. As frenagens vão desde aplicações momentâneas e parciais com pouca perda de velocidade até frenagens completas, que levam o veículo a uma parada completa sobre a rodovia”, afirma o relatório da NHTSA.
O problema pode exigir um recall, e pode afetar mais de 250 mil unidades do Cascadia, fabricados entre 2017 e 2022.
Até o momento, não foram relatados acidentes ou vítimas por conta do suposto defeito no sistema de frenagem.
A partir de agora, a investigação vai analisar se o possível problema pode trazer um risco real para a segurança nas estradas. Se isso realmente for considerado, a Freightliner e a Daimler Trucks podem sofrer penalidades e serem obrigadas a fazer um recall para substituição dos componentes com defeito.