CaminhoneiroDestaquesNotíciasNotíciasNovidadesTecnologia

Caminhoneiros em home office – Empresa de tecnologia recebe investimento para operação remota de caminhões

O home office ficou bastante famoso durante os últimos anos, especialmente por conta das restrições impostas pelo Covid-19. Para muitos, se tornou rotina trabalhar de casa, mas, para os caminhoneiros, o trabalho remoto é impossível, já que o caminhão precisa ser operado de dentro da cabine.

Ou precisava. Uma empresa da Europa, a Fernride, recebeu uma grande rodada de investimentos, para o desenvolvimento de caminhões que podem ser operados remotamente. É quase como se o caminhoneiro estivesse dirigindo um simulador.

Uma das investidoras na empresa alemã é a DB Schenker, que vai iniciar um projeto piloto para dimensionar e implementar operações para caminhões operados remotamente.

Os caminhões equipados com a tecnologia Fernride recebem uma série de sensores e câmeras, que são combinados com as habilidades dos motoristas. Além disso, existem tecnologias de segurança, que podem agir de forma autônoma para evitar acidentes.

Os caminhões são operados por meio da tecnologia 5G, de altíssima velocidade, permitindo que os caminhoneiros estejam em um escritório ou na própria casa, dirigindo os caminhões de forma remota.

O caminhoneiro operador recebe e envia comandos direcionados ao veículo em tempo real a partir de uma estação de trabalho usando o pedal do acelerador, freio, volante e outros botões, assim como faz um motorista na cabine de um caminhão hoje.

Os caminhões vão rodar em testes dentro de pátios fechados, em operações de manobra de caminhões, inclusive usando um caminhão elétrico. Inicialmente na Alemanha, o projeto será ampliado para Tilburg, na Holanda.

Por segurança, um motorista fica dentro da cabine, agindo caso seja necessário.

A grande vantagem da tecnologia é que ela poderá deixar a profissão mais atraente, reduzindo a escassez de motoristas em países desenvolvidos.

Com a nova tecnologia, os caminhoneiros podem dirigir diferentes caminhões sem sair de suas mesas. No final do dia, podem voltar para suas casas, e descansar confortavelmente, ao lado da família, permitindo que a profissão seja mais flexível e segura.

 

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Deixe um comentário!

Consumo do Tesla Semi surpreende Conheça as oito personalidades da Ford F-150 Conheça o Ford Thorco – O caminhão de dois motores Conheça 8 dicas para evitar quebras no seu caminhão Conheça as cores preferidas dos caminhões DAF