CaminhõesCuriosidadesDestaquesHistóriaMotoresNotícias

Ford Thorco – O caminhão de dois motores feito para transportar peças de aviões na Segunda Guerra Mundial

Durante a Segunda Guerra Mundial, praticamente todas as fábricas existentes nos Estados Unidos e em muitos países alidos se tornaram fornecedoras de materiais militares.

Locais que antes produziam carros e caminhões se tornaram fábricas de aviões, veículos blindados e outros materiais bélicos, enviados ao milhares, diariamente, para a Europa e Ásia, a fim de controlar o avanço do Eixo, formado por Alemanha, Itália e Japão.

Com a paralisação da produção de veículos quase total, a movimentação de componentes para a fabricação dos equipamentos militares coube a modelos mais antigos, ou novidades criadas por pequenas oficinas, que se dedicaram a modificar veículos.

Esse é o caso específico do Ford Thorco, um caminhão pesado construído para o transporte de partes da fuselagem dos aviões Consolidated B-24 Liberator, um bombardeiro produzido massivamente durante a guerra.

A produção dos caminhões coube à duas empresas, que, apesar de poucos registros, parecem ter trabalhado juntas para solucionar os problemas de logística da produção do avião, que era fabricado por partes, em locais diferentes.

Parte do desenvolvimento foi feito pela Thorco (uma marca da Thornton Axle Company), em conjunto com a E&L Transport Company, utilizando a maioria dos componentes Ford existentes,

A construção dos caminhões usava uma curiosa solução de foi motores Ford V8 Flathead, montados em uma bandeja móvel, que permitia acesso facilitado à manutenção. Com isso, os motores poderia ser facilmente removídos e até substituídos, junto com os sistemas de refrigeração, elétrico e de exaustão.

O caminhão tinha três eixos, sendo 6×4, e cada motor e caixa de câmbio acionava um dos eixos, individualmente. Isso facilitou o desenvolvimento, já que não era necessário nenhum sistema adicional na transmissão.

A cabine, bastante arredondada, também usava partes de caminhões Ford COE dos anos 1930.

Cerca de 96 ou 98 caminhões iguais a esse foram construídos, todos para o engate em carretas de 60 pés de comprimento, ou 18 metros, que podiam transportar as asas completas ou caudas dos aviões B-24.

Apesar de serem uma frota pequena, os caminhões trabalharam muito entre 1941 e 1945, enquanto a Segunda Guerra Mundial avançava na Europa e no Pacífico.

Durante esses anos, pelo menos um B-24 era fabricado por hora, com peças sendo produzidas em várias fábricas, e finalizados em Willow Springs, Michigan, de onde eram enviados para a guerra.

Logo após o fim do conflito, os caminhões foram vendidos, e a maioria terminou em desmanches. Pelo menos um foi restaurado, por Tom Warren, de Amarillo, Texas, que encontrou o Ford Thorco em 1988. Ele ainda tem o caminhão, e, pesquisando os modelos, disse que podem haver outros dois caminhões idênticos perdidos pelo EUA, além de algumas das carretas que eram usadas para o transporte das peças dos aviões.

Não se sabe ao certo se esses caminhões realmente existem, mas pelo menos um está em boas condições, e mantém viva parte da história da logística da Segunda Guerra.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Deixe um comentário!

Consumo do Tesla Semi surpreende Conheça as oito personalidades da Ford F-150 Conheça o Ford Thorco – O caminhão de dois motores Conheça 8 dicas para evitar quebras no seu caminhão Conheça as cores preferidas dos caminhões DAF