A solução para transportar um avião militar pelas ruas
Uma cena inusitada aconteceu na Austrália em 2017: um caminhão plataforma rebocando um avião de combate no meio da rua. Tudo começou quando a empresa de transportes Nunn Bros Haulage foi contratada para levar um jato Harrier até a Springfest Car and Plane Show, uma exposição de carros e aviões exóticos.
Apesar da Força Aérea Australiana nunca ter possuído Harrier em sua frota, uma empresa especializada em engenharia aeronáutica chamda AVT adquiriu por meio de entusiastas, e reformaram o jato para exibi-lo em eventos militares e de aviação.
Produzido no Reino Unido, até recentemente o Harrier foi o único caça de produção em massa que entrou em serviço ativo (inclusive nos EUA) capaz de pousar e decolar na vertical. Isso faz dele um modelo muito especial, praticamente uma lenda entre os amantes de aviões militares.
E sobre o caminhão, trata-se de um Isuzu modelo FY 8X4, fabricado no Japão. Esse veículo se tornou muito popular na Austrália em aplicações mais severas no meio urbano, como plataformas, reboques e munck. Seu motor de 9,8 litros desenvolve 350 cv.