CaminhõesCuriosidadesMontadorasNotícias

Montadora russa apresenta caminhão copiado da Iveco

As montadoras de veículos da Rússia perderam a grande maioria de seus parceiros globais, após o início da ofensiva militar do país contra a Ucrânia. É o caso da Iveco, que deixou a parceria com a AMT NV, de Miass, região de Chelyabinsk, em agosto de 2022.

Um ano depois, a montadora russa anunciou o lançamento de uma nova linha de caminhões, baseada na tecnologia Iveco, mas sem a autorização de uso dos modelos italianos.

O primeiro caminhão AMT sem a Iveco é o AMT NV 732910, um cavalo mecânico de quatro eixos e rodados simples, com tração 8×8.

O modelo está pronto para operar com composições de até 130 toneladas, especialmente no ramo de petróleo e gás.

O motor é um Cursor 13, de 480 cavalos, na versão Euro 5, que é fabricado na China, por outra parceira da Iveco, a SAIC Hongyan. A caixa de câmbio também é chinesa, produzida pela FAST, com 12 marchas, automatizada.

A cabine, desenvolvida pela Iveco, também é fornecida pela SAIC, e é chamada de Red Rock.

O desenvolvimento desse caminhão, e também de uma variante guindaste, com praticamente as mesmas configurações e motorização, mostra que a Rússia está se voltando a parceiros comerciais chineses, para manter o país abastecido de veículos e equipamentos.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Deixe um comentário!

Consumo do Tesla Semi surpreende Conheça as oito personalidades da Ford F-150 Conheça o Ford Thorco – O caminhão de dois motores Conheça 8 dicas para evitar quebras no seu caminhão Conheça as cores preferidas dos caminhões DAF