Associação esclarece posicionamento sobre a paralisação de caminhoneiros

O aumento significativo do diesel após as alteração das alíquotas do PIS e COFINS preocupa os caminhoneiros. A notícia chegou em péssima hora para a categoria, que ainda sofre com a falta de aplicabilidade da Lei do Caminhoneiro e com a falta de uma tabela de frete que garanta certa estabilidade da remuneração recebida no transporte rodoviário de cargas.

A insatisfação e a preocupação com a garantia do sustento do trabalhador está sendo discutida pela Associação Brasileira dos Caminhoneiros – Abcam e suas entidades filiadas. As Federações estão realizando consultas com os transportadores de seus Estados para saber a vontade em aderir ou não à uma paralisação.

“Até o momento, não recebemos nenhuma sinalização de adesão à greve”, explica o presidente da Abcam, José da Fonseca Lopes.

RECOMENDADO  Maroni Transportes está contratando motoristas carreteiros em São Paulo e Minas Gerais

Segundo a análise feita pela entidade, a paralisação pode trazer um prejuízo muito maior ao transportador, que além de perder um dia de remuneração, continuará a arcar com a alta dos impostos. A solução encontrada é aumentar o frete em média 5%, passando o aumento do custo para o contratante.

A desoneração do PIS/Confins sobre o óleo diesel é um pleito antigo da categoria. Este foi tema amplamente discutido durante as paralisações ocorridas em fevereiro de 2015 mas que continua latente nas discussões com o governo, especialmente no Fórum TRC, do Ministério dos Transportes.

A Abcam afirma que respeitará a decisão daqueles que optarem pela greve, entretanto solicita que a manifestação seja feita em casa, com os transportadores deixando de entregar suas cargas, e não bloqueando as rodovias. “É preciso respeitar o direito de ir e vir de cada um. Aqueles que quiserem aderir à greve serão respeitados, porém não será aceito impedir que aqueles que desejam trabalhar, continuem seu trajeto” comenta Fonseca.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

86 comentários sobre “Associação esclarece posicionamento sobre a paralisação de caminhoneiros

  1. Estamos juntos com vocês caminhoneiro do Brasil

  2. Às vezes é preciso parar, pra que se pense no próximo passo!
    Parabéns galera.

  3. Agente tem mostrar pra esse politicos que eles tambem depende da gente,estao fazendo da gente de idiota,10 anos que nao voto se 70 por cento fizesse isso,melhorava.Vamos acordar povo brasileiro,se eu preciso estudar eu nao consigo nada gratuito,se agente vai no hospital nao e atendido como todos verem,se vc trabalha desconto imposto de renda tudo mais.ta na hora povo,

  4. Para todo povo brasileiro,sabe de uma coisa e ninguem nao votar nas eleicoes e vamos ver qyer merda vai dar isso,ha estamos cansado de ser otario e politico.

  5. Eu nunca vi uma classe tão desunida igual a classe dos caminhoneiros, gente vamos acorda e Pará todo mundo vcs estão vendo a merda q tão os fretes o preço do diesel gente acorda, é uma vergonha esse nosso país, eu já foi caminhoneiro e agora sou motorista de ônibus e seu Deus quiser caminhão nunca mais, senhores caminhoneiros aproveite agora q a PRF está apoiando e paralisão tudo se não quiseres ir pra estradas fique em casa

  6. Acorvadia. Abcam fica em cima do muro com palavras doces .ou apaia ou nao assim todos os caminhoneiro tem que para e serem apoiados por sidicatos ,associacoes ,empresas de logisticas todos os envolvidos no caso do transporte de cargas nao essa de pare sim quizer o que acertado sera de benificios pra todos. Irmao coragem forca e fe pois jesus saber do nosso pleito e esta conosco

  7. Não acho justo o q o governo vem fazendo …querendo tampar os tombos feitos pelos governantes em cima de trabalhadores q necessitam do transporte …acho q tem q parar tudo msmo e não somente os camioneiros mais tbm o povo brasileiro em geral …. E aumento hora bobos q vão tentando quitar suas dúvidas com o Brasil mais quem está com os bolsos cheios são eles enquanto falamos de sol a sol eles vivem no ar condicionado dormem bem e tem uma vida luxuosa .tudo tirada as costas do povo …. BRASIL e HORA DE ACORDA

  8. Brasil acabou gente já era dinheiro tá na mãos daqueles fldp nois estamos fudido não tem conserto mais .bobo quem vota nessas merda

  9. O maior inimigo dessa categoria e ela mesma não existe união entre a classe cada um olhando pro seu propio umbigo. e com isso vao decretando a falência do transporte de cargas.

  10. A tal associação paga o combustível para os transportadores e tudo certo……..Piada pronta!!!

  11. Ô cambada de sonso, temos 5.500 sindicatos no Brasil e sindicato dos sindicatos. Será que povo não acorda que isso é treta de sindicato. Aí vem alguém pra negociar o sindicato pegar o dinheiro e os babacas dos motoristas chupa dedicou. Ó raça…..

  12. A desunião já vem de nois mesmo porque não se respeitar em 2esse sindicato de merda qui é o nosso só rouba a nois todos acorda cambada

  13. Mais uma vez os caminhoneiros carregam sobre sim o Brasil nas costas. .gente.é preciso que tds parem não somente a classe de caminhões.todo o país está sofrendo.vamos nos unir a os caminhoneiros

  14. Também concordo com a paralisação mas em casa sem brigas sem atrapalhar ninguém c todos tem a mesma consciência é a melhor forma de fazer c todos parar eles vão da um jeito de melhorar em tudo agora bruga bate em motorista q não para xinga a polícia ai só da merda sou a favor sim mas tudo feito na paz sem ignorância minha opinião

  15. Tem que tomar no CU mesmo classe n tem união salve aquele que sabe fazer outra coisa a n ser motorista .

  16. Caminhoneiro…Tem ganhar 15 mil mês. …Cinco por mover país. ..Cinco alta pericolosidade. .estradas. …Cinco por não ver natal. .viradaa ano. ..e os filhos crescerem. Só acho justo num país da roubalheira.

  17. E o que a associação dos caminhoneiros acha desse aumento que a Petrobrás anunciou pra amanhã?

  18. Isso não pode uma associação dos caminhoneiros e acha que se aumentar o frete em 5% vai adiantar muito! Parabéns a eles por estar com esse total desapoio a categoria.

  19. Tah errado, se deixar caminhão carregado passar livremente ele vai automaticamente nos prejudicar ( a quem aderir a greve) e se for conquistado algum benefício quem não aderiu a greve irá com certeza se beneficiar. E alem do mais em 23 anos de estrada em protestos de PRF, SEM TETO. SEM TERRA. COMUNIDADE SEM PASSARELAS. NUNCA. NUNCA MESMO, me perguntaram se eu queria aderir a paralizaçao DELES. EU. Nunca tive nada haver com o problema dos sem terras mas fiquei inumeras vezes PARADO, SENDO OBRIGADO a aderir o movimento DELES. NA VERDADE O PRTESTO TEM Q PARAR AUTOMÓVEL TBM EXCETO CARROS COM DISPOZITIVOS DE SEGURANÇA O RESTO ESTA NO MESMO BARCO Q NÓS. Vcs nao enxergam KCT.???

  20. Edilton Nuncio cuidado que o mundo da volta se hj vc tá por cima amanhã Deus te dá o troco

  21. Eu gostaria de saber de q lado essa associação tá? (Com certeza do lado dos motoristas não )

    1. Do mesmo lado que sempre estiveram do lado da propina e dos bolsos deles afinal como pode ter em 2015 eles terem aceito acabar a greve com o acordo de nós pagarmos pelos eixos erguidos dos caminhões vazios???? Levaram muito pra ferrar a categoria!!!!

  22. Sem trancar rodovias vocês tem força uns dias parado o governo abre as pernas.

  23. Aumenta o frete em 5%e sobe o pedagio e diesel em 20%,kkkkkkk.

  24. Se houver a união, dá certo sim, o problema é que isso não existe, como podemos verificar nos comentários.

  25. Sindicato tem que acabar.sao todos corruptos

  26. E isso ai vamos mostrar pra esses bandidos q eles nao sao dono do Brasil

  27. Tem que parar de qualquer jeito mas não pode fechar estradas

  28. Parabéns ai amigão falou tudo bando de bêbados que ficam parado nas beiras de estrada jogando pedra nos caminhões dos outros também sou caminhoneiro Já me prejudiquei muito parado em bosta de greve q não adianta nada bando de pinguço não tem cu não fais contrato com Piça foram la compraram caminhao velho fiado agora não dão conta de pagar tem q c fude meamo faça igual a eu trabalho de empregado e bem empregado

    1. Deve trabalhar num graneleiro puchando grão cu sujo noiado do caranho cumido de marmita azeda

    2. Tu e um fudido isso sim trabalha empregado porque nao tem coragem de caminhar com as propias perna fulera

  29. Só trancar os caminhões de combustíveis que o Brasil para na marra

  30. Esse Baitaca é um babaca se vende diz que tá tudo certo sindicalistas só querem seu dinheiro

  31. Sindicato é para pegar dinheiro no final

  32. Boa tarde mais ninguém fala sobre a previdência dos motoristas só pensa no diesel ninguém da sobre 25 anos especial

  33. Vai paralizar da forma errada , deixem os caminhões na garagem , ñ parem as estradas é um grande erro

  34. Caminhoneiro tem q ir TD lá senado fica lá até esse temer toma rumo

  35. Os sindicatos sempre foram omissos perderam a credibilidade

    1. Certeza ageo eles não querem q pare o deles ta garantido né

    2. Só sabem cobrar taxa disso daquilo e na hora q nós mais precisamos eles pulam fora diz q não dá querem fazer reunião
      Eu nunca precisei recorrer a sindicato sempre corri atras de negociar diária frente eu mesmo São uns sanguessugas

    3. O Cardosao da Dilma mandou deitar a Borracha e multar os carreteiro eles Nada fizeram

  36. Sindicato nenhum me representa eu mesmo faço por mim

  37. C aguem me dizer que dia que as greves deu algum resultado eu paro. Parem com isso gente acorda povo quem está divulgando esse negócio de greve é os grandes líderes pra ganhar dinheiro encima de nós. Da uns três dias eles recebem por fora pra liberar e fala um monte de bla bla bla só pra liberar. A greve passada eu fiquei em Rondonópolis MT 6 dias parado pra nada. Aí o tau do Gilson baitaca prometeu que ia ser tabelado o frete e não ia mais subir o óleo diesel, aí o povo liberou. E cadê até agora nada de tabelamento de frete e o Diesel não precisa nem falar né. Intao não caiam na onda desse povo de fazer greve por que nós que fica na estrada nunca ganhemos nada com greve. E sim só perdemos alguns dias parado. Nunca vi nenhuma greve dar resultado e pode ter serteza que nunca vai dar. Vcs lembra da greve passada ou já esqueceram.

  38. Sindicatos e associações nunca vão aderir a uma greve, pois sempre tem políticos pelo meio deles.

  39. Cadê os Sulistas que estavam aqui no cerrado soltando Fogos no dia do impeachment da Dilma !?

    Ouço fogos !??!?

  40. Véi, definitivamente estamos todos FUDIDOS.

  41. Tem e que para mesmo fica um mês parado tudo

  42. Kkkk tu acha que o SINDICATO vai brigar pela categoria vai sonhando kkkm

  43. Tranca estrada não funciona tão contra a lei ja ja Polícia vem baixa pau neles tem que fica casa ou nas garagens ai e diferente

  44. Caminhoneiro tem que agir de acordo com o sindicato pra eles brigar pela gente la no plenado se não vai acabar não dando em nada essa paralisação

  45. Sempre falei com os colegas dê estrada, esse negócio dê trancar rodovia nunca funcionou e nunca vai funcionar….
    Quer realmente ser notado??
    Encosta todos os caminhões no pátio e não entrega comida nem roupas nem bebidas e nem combustível nas cidades….
    Ceis vae vê se não abrem às pernas rapidinho.
    Agora tranca a rodovia só irrita aqueles que poderia nos apoiar, sem contar que passa um juiz ou desembargador pelo bloqueio se irrita com aquilo e já expede um mandado de segurança e lá vêm a tropa dê choque limpar a estrada… daí cadê os valentão de Px que no rádio mata distripa e come ainda?? E os sindicato?? Cadê que tá na estrada com os otários que tá lá chingando seus próprios companheiros dê rodagem?
    Nuuuncaaa vai funcionar assim.

    1. Vlw Edilson Núncio……. abraço tubarão

    2. Verdade, eu quase apanhei uma vez de um grupo, falei que só iria mais 5km até a cidade mas não acreditaram, até que apareceu um conhecido e liberou passagem, realmente essas paradas só incomodam, e ali perde o apoio popular.

    3. Isso mesmo Val Lemes…..sem contar que ficam agredindo os próprios companheiros dê estrada pôr simplesmente não concordar com o bloqueio, além de ficar muitas vezes passando dificuldade sem um banheiro sem água e até sem alimentos pois muitas empresas não permite o uso dê cx de bóia nos caminhões…. é sofrimento demais com pouco retorno

  46. sou caminhoneiro mas essa greve nossa não vale nada pq nós não samos Unidos a única greve que não dá em nada e a do caminhoneiro

  47. Bando de corrupitos do cindicato safados quanto ja ganharao pra nao apoiarem a gente seus safados sem vergonha lixo de gente escolhidas pra nos representar lixos lixos lixos cambada de safados!!!

    1. Na outra greve o sindicato fez foi si vender

  48. Que comentario mais Inútil ja que a transportadora e que esta tbm esta escravizado o caminhoneiro ela vai apoia….difícil. Existe muita transportadora sem caminhão isso deveria acabar. As grandes indústria deveria ter um assistente social pra acompanhar o caminhoneiro autónomo ja quer o gasto com o frete vai pra calculo da empresa muitas vez lucro real pra liminar alguns imposto…..o caminhoneiro precisa de atenção social da empresa ja quer não ta conseguindo se manter no trabalho devido varios fatores causado pelo o governo federal.

  49. Bando de frouxos , por isso que nunca vao nos respeitar ,aceitamos td calados

    1. Caminhoneiro é pau mandado pelo patrao, não manda nem em casa e fica falando em greve! Aah por favor seus borra bota do caraio!!!

Comentários estão encerrado.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading