Volvo apresenta caminhão-conceito 30% mais econômico

conceito Volvo FH (1)

30% de economia em consumo de combustível. O novo conceito da Volvo Trucks mostra que é possível reduzir drasticamente os custos de operação e aumentar a produtividade em caminhões que rodam grandes distâncias. As principais modificações por trás desse Volvo FH conceito são a redução de peso e melhorias no design aerodinâmico.

Desenvolvido em parceria com a Agência Sueca de Energia, o Volvo conceito levou cinco anos para ser concluído, em um abrangente estudo de redução de consumo e melhoria da eficiência energética, e conseguiu se chegar a uma economia de 30% no consumo com a mesma carga transportada.

conceito Volvo FH (2)Um dos fatores principais por trás dessa economia é o fato do caminhão ser quase integrado ao semirreboque, além de possuir defletores e outros aparatos aerodinâmicos que reduziram o arrasto do ar em 40%. Até mesmo os espelhos retrovisores foram removidos e substituídos por câmeras de vídeo, que tem uma área muito menor.

conceito Volvo FH (3)Outro ponto é que todo o conjunto é equipado com pneus de última geração, com menos resistência ao rolamento. O implemento é mais leve, pesa cerca de duas toneladas a menos que um implemento semelhante convencional, e a caixa de câmbio I-Shift foi otimizada para melhorar as trocas de marcha e priorizar o torque.

O objetivo do caminhão-conceito é testar tecnologias para o uso num futuro próximo nos caminhões vendidos em todo o mundo pela Volvo.

Blog do Caminhoneiro

Deixe um comentário!

Auxílio de R$ 1.000 para caminhoneiros é aprovado Conheça os detalhes do projeto Roda Bem Caminhoneiro Scania já teve 13 séries especiais no Brasil Conheça a nova série especial da Scania O Royal Eagle é um Scania 143 como você nunca viu