30% de economia em consumo de combustível. O novo conceito da Volvo Trucks mostra que é possível reduzir drasticamente os custos de operação e aumentar a produtividade em caminhões que rodam grandes distâncias. As principais modificações por trás desse Volvo FH conceito são a redução de peso e melhorias no design aerodinâmico.
Desenvolvido em parceria com a Agência Sueca de Energia, o Volvo conceito levou cinco anos para ser concluído, em um abrangente estudo de redução de consumo e melhoria da eficiência energética, e conseguiu se chegar a uma economia de 30% no consumo com a mesma carga transportada.
Um dos fatores principais por trás dessa economia é o fato do caminhão ser quase integrado ao semirreboque, além de possuir defletores e outros aparatos aerodinâmicos que reduziram o arrasto do ar em 40%. Até mesmo os espelhos retrovisores foram removidos e substituídos por câmeras de vídeo, que tem uma área muito menor.
Outro ponto é que todo o conjunto é equipado com pneus de última geração, com menos resistência ao rolamento. O implemento é mais leve, pesa cerca de duas toneladas a menos que um implemento semelhante convencional, e a caixa de câmbio I-Shift foi otimizada para melhorar as trocas de marcha e priorizar o torque.
O objetivo do caminhão-conceito é testar tecnologias para o uso num futuro próximo nos caminhões vendidos em todo o mundo pela Volvo.