Com duas versões, Scania Streamline homenageia o clássico 113H




Homenagear uma lenda não é fácil. Mas a Scania conseguiu fazer isso com maestria. No último final de semana foi apresentada oficialmente pela marca a Série Especial Limitada 60 anos, que faz uma justa homenagem ao caminhão mais famoso da marca no Brasil.

O Scania 113H foi um sucesso imediato logo após seu lançamento, há 26 anos. A robustez, qualidade de construção, conforto, facilidade de manutenção fizeram do 113H um dos caminhões mais admirados do Brasil. Até hoje o caminhão é valorizado pelos seus atributos, e muito procurado por caminhoneiros autônomos, mesmo depois de 19 anos que deixou de ser produzido.

Em 1994, o Scania 113H ganhou a versão mais famosa, o Topline azul celeste, com faixas rosa, lilás e roxa. E é essa versão que foi homenageada pela Scania, com a série limitada 60 Anos.

Não é um caminhão bicudo, tão pedido pelos fãs, mas traz na essência a qualidade e tradição que o 113H deixou como legado. E a homenagem é também aos fãs, pois a Scania atendeu ao pedido dos amantes da marca para trazer de volta as estradas as cores clássicas do 113H.

Conversamos com Celso Mendonça, gerente de desenvolvimento de negócios da Scania no Brasil, que nos contou um pouco sobre os detalhes do modelo que homenageia a lenda. De acordo com ele, na década de 1990 a Scania trabalhou fortemente para ampliar a venda de caminhões com cabine avançada, pois os caminhões bicudos dominavam o mercado.

Os caminhões frontais tem uma série de vantagens sobre os caminhões bicudos, como a manobrabilidade, facilidade de acesso ao motor, conforto ao motorista, e mantém um padrão tão elevado de segurança quanto os bicudos. Em 2006 foi encerrada no Brasil a produção dos Scania bicudos. Desde àquela época, só saem da linha de produção da Scania em São Bernardo do Campo-SP caminhões com cabine avançada. O 113H teve a versão R, frontal, desde o seu lançamento, que teve um elevado número de vendas.

As cores do 113H azul celeste são inspiradas no Scania Streamline, apresentado em 1991 na Europa, modelo que não foi vendido no Brasil, mas que se vê em nossas rodovias vindos de países vizinhos, como do Paraguai.

O Streamline 60 anos que homenageia o Scania 113H terá duas versões: Clássico e Clássico Estilo. Os dois modelos trazem faróis xênon, espelho angular dos dois lados, rodas de alumínio, calota dianteira, geladeira e faixas e adesivos decorativos.

A versão Clássico Estilo, mais completa, traz, além dos itens anteriores, volante e bancos em couro e painel LCD. São apenas 60 unidades do modelo, e as vendas já começaram. Basta procurar uma concessionária da marca.

Perguntamos ainda se poderão haver, no futuro, outras edições especiais homenageando clássicos da marca. Celso afirmou que tudo vai depender do mercado e de estudos que a marca faz antes de lançar uma nova série especial.

Blog do Caminhoneiro





6 comentários em “Com duas versões, Scania Streamline homenageia o clássico 113H

Deixe sua opinião sobre o assunto!