Truckpad:uma startup pra ficar de olho




O TruckPad tem motivos de sobra para comemorar. Em um curto espaço de tempo, o aplicativo está tendo destaque na mídia e sendo apontado por especialistas e pelo mercado como uma startup de grande destaque.

No mês de abril matérias sobre as startups mais quentes do mercado tiveram grande repercussão. Sob o título “100 Startups to Watch”, uma pesquisa com mais de 40 especialistas que avaliaram inovação, mercado e escalabilidade, criou um ranking com as 100 startups para ficar de olho em 2018. Os segmentos foram dos mais variados e, com mais de 1,3 mil empresas inscritas, o Truckpad ficou entre as seis melhores startups do setor de logística. O ranking traz ainda um levantamento inédito do ecossistema de tecnologia e inovação do país, incluindo perfil dos fundadores, rodadas de investimentos e volume de faturamento das startups brasileiras.

O aplicativo ganhou destaque também há uns meses atrás, quando a 99 (aplicativo de transporte de passageiros) foi adquirida pela companhia chinesa Didi Chuxing e virou a primeira empresa brasileira a tornar-se unicórnio (nome dado às startups cuja avaliação de preço de mercado supera US$ 1 bilhão, antes de abrir seu capital em bolsa de valores). Na época, o mercado fez uma lista de outras startups com capacidade de também chegarem a ser “unicórnio” e o TruckPad foi citado como um dos grandes potenciais.

Lançado em 2013 pelo empresário Carlos Mira, o TruckPad é um marketplace que conecta o caminhoneiro à carga. É a primeira startup brasileira de tecnologia e logística voltada ao transporte rodoviário de cargas e é destinada tanto a caminhoneiros quanto a empresas que objetivam melhorar a sua performance operacional. O TruckPad foi idealizado para ser o amigo eletrônico do motorista de caminhão, por criar soluções para sua rotina diária, e fornecer informações importantes para o seu dia-a-dia, como preço de pedágio, custos de viagem, promoções exclusivas de fornecedores na rota e venda de produtos online através do aplicativo. Há três anos no mercado, o TruckPad oferece inúmeras vantagens para os usuários, como aumento de faturamento e também economia de tempo e óleo diesel. Na prática, os caminhoneiros faturam cerca de 50% a mais com o caminhão ao usar o aplicativo, enquanto as empresas usuárias podem reduzir em até 20% seus custos com o transporte rodoviário de cargas.