UD Trucks apresenta o novo Quester

por Blog do Caminhoneiro

A fabricante japonesa UD Trucks, que faz parte do Grupo Volvo, acaba de apresentar na Tailândia, o novo caminhão Quester, desenvolvido para aplicações de 20 a 80 toneladas, em diversas versões.

Apesar de ser japonesa, a UD Trucks utiliza muita tecnologia da Volvo em seus caminhões, buscando redução de custos para os transportadores e aumento do conforto para os motoristas.

A principal novidade do modelo é o câmbio automatizado Escot. Na maioria dos países em que o modelo é vendido, o uso do câmbio manual ainda é muito comum. Com isso, os motoristas, em operações regulares, chegam a fazer até 1.500 trocas de marcha por dia.

O novo câmbio automatizado visa aumentar a produtividade do caminhão, enquanto aumenta o conforto para o motorista. De acordo com a UD Trucks, essa novidade também pode ajudar as empresas a conseguir novos motoristas. Na África do Sul, país onde o modelo também é vendido, estimasse uma falta de até 15 mil motoristas.

Outra novidade em conforto é a introdução de suspensão para a cabine com quatro bolsas de ar, que reduzem a vibração interna em mais de 18%. Bancos e outros itens também foram modificados, sempre pensando no conforto do caminhoneiro.

O caminhão conta ainda com um novo sistema de gerenciamento de frota e telemetria, com rastreamento em tempo real, com possibilidade de criação de cercas virtuais. Esse sistema permite que a empresa defina os locais onde o caminhão pode rodar. Se sair dessas rotas, a empresa é avisada.

O caminhão tem oito versões, de chassi rígido, em versões 4×2, 6×2, 6×4, 8×2 e 8×4, e cavalo mecânico, em versões 4×2, 6×2 e 6×4. A potência varia de 250 até 440 cavalos.

COMENTAR

Artigos relacionados