Mercedes-Benz inicia operação com caminhão totalmente elétrico
Tecnologia avançada, mas ainda limitada, a eletrificação das estradas é considerada o futuro dos transportes. Para provar isso, a Mercedes-Benz pôs seu pesado eActros para trabalhar duro na região de Murg, no sul da Alemanha.
O caminhão tem três formas de acionamento. Um motor diesel, um conjunto de baterias que podem ser recarregadas na tomada, e também um sistema de pantógrafos, que capta energia de uma rede elétrica aérea, semelhante ao sistema usado em trólebus.
A rede eletrica está sendo construída na rodovia federal B462, para testes com caminhões a partir de 2020, mas o eActros já está rodando, alimentado por energia elétrica das suas baterias.
A empresa que recebeu o caminhão é a Logistik Schmitt, que opera o caminhão em uma rota regular, com apenas sete quilômetros de extensão, mas sem parar, em três turnos. Por dia, o caminhão roda 168 quilômetros, e transporta 12 toneladas em cada viagem. O transporte é de componentes para uma das fábricas da MB, na região de Rastatt.
A Mercedes-Benz planeja apresentar em breve uma versão cavalo-mecânico do eActros, para ser usado com captação de energia da rede aérea, quando estiver pronta.
A produção dos modelos deve começar em 2021, quando a montadora aposta que será o boom da tecnologia elétrica no setor de transportes.
Basicamente, o eActros é um Actros normal, mas com motores elétrico. O acionamento das rodas é feito por dois motores elétricos, com 126 kW cada um, com torque de 485 Nm. Se convertida para cavalos, a potência total é de 340 cavalos com torque de 970 Nm.